O que é higiene do sono?

Chegou a hora de dormir. Você vai para a cama e leva celular, passa horas no feed das redes sociais, puxa assunto com quem está perto, presta atenção no que está sendo dito na televisão e, de vez em quando, remexe na cama. Essa cena lhe parece familiar? Provavelmente sim, já que muitos brasileiros não fazem a devida higiene do sono, isto é, uma série de recomendações que promovem um sono de qualidade.

Se pensarmos que quase 75% da população brasileira sofre problemas relacionados ao sono, torna-se ainda mais urgente melhorar os fatores ambientais e reduzir os maus hábitos que prejudicam o descanso noturno.

O grande vilão

Celular e demais dispositivos eletrônicos não combinam com sono. Definitivamente. A utilização de dispositivos emissores de luz, antes de deitar, aumenta o estado de alerta, retardando, o adormecimento.

No caso das crianças e dos adolescentes, o quadro é ainda mais sério. Um estudo recente do King’s College, de Londres, mostrou que deixar o celular ou o tablet no quarto, mesmo que as crianças não os utilizem, também é prejudicial, uma vez que a mera expectativa de receber mensagens nas mídias sociais deixa-os vigilantes.

Regularidade

Escolha um horário e deite-se todos os dias exatamente no momento estipulado, pois, assim, você criará um novo hábito, de modo que seu organismo entenderá, em poucos dias, a hora de desligar. É importante que esse horário coincida com um estado de sonolência.

Use a cama só para dormir

Se quiser ler algo tranquilo e relaxante, faça-o na sala ou em outro ambiente, deixando a cama exclusivamente para dormir. Ao despertar, levante o quanto antes e abandone a função soneca, que só serve para embaraçar o organismo e deixá-lo perdido.

Atividade física e alimentação ajudam na higiene do sono

Há tempos, os estudos confirmam: quem faz atividade física, que seja uma caminhada diária de trinta minutos, dorme melhor. Mexa-se pelo menos quatro horas antes de dormir, no período da manhã ou no final da tarde.
O mesmo pode-se dizer sobre a alimentação. O que você come interfere diretamente nesse processo. Não coma antes de dormir e evite o uso de álcool e de cafeína pelo menos seis horas antes de ir para cama.

Rituais de relaxamento

Há coisa melhor que um banho quente antes de dormir? Além de relaxante, renova as energias e deixa o corpo preparado para as atividades do dia seguinte. Uma dica interessante é tomar após um chá quente de camomila ou outro que tenha teor calmante.

Quanto ao quarto, procure deixá-lo sempre limpo e agradável, sem muitas coisas penduradas ou que roubam a atenção na hora do despertar.

Colocar em prática essas recomendações de higiene do sono ajudam no bom funcionamento de todos os órgãos/sistemas do corpo e refletem, sem dúvida, em um envelhecimento saudável, ativo e de qualidade.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp