Escola especializada em aluno com TDAH: como buscar e escolher

Não existem escolas “especializadas” para TDAH, mas sim escolas que se adaptam para atender às necessidades de alunos com o transtorno, conforme garantido pela Lei nº 14.254/2021. A escola ideal é aquela que oferece um ambiente com adaptações pedagógicas, suporte socioemocional, flexibilidade nas avaliações e um ambiente físico com menos distrações. É crucial que a escola trabalhe em parceria com a família e os profissionais de saúde (médicos, psicólogos, psicopedagogos) que acompanham a criança.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurológica que afeta a capacidade de manter a atenção, o controle dos impulsos e o nível de atividade. Estudantes com TDAH podem enfrentar desafios significativos no ambiente escolar, que muitas vezes é estruturado de maneira a privilegiar o aprendizado de alunos sem essas dificuldades.
Além de psiquiatra, sou mãe de uma adolescente com TDAH, tia de um menino com dupla excepcionalidade (superdotação e TEA) e cresci com um primo autista e com deficiência intelectual, hoje com 46 anos. Esses são meus “títulos de especialista” mais importantes ao abordar esta temática da neurodivergência: conheço a dor das famílias, das escolas e dos professores.
Circulei em várias escolas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro como profissional, mãe, tia e prima desde os anos 1980. Particularmente, sou muito empática com professores do ensino fundamental (anos iniciais) da rede pública que são a ponta mais potente e igualmente mais vulnerável nessa rede pedagógica envolvida no suporte às crianças com TDAH e outras condições associadas ao neurodesenvolvimento.
Direitos dos alunos com TDAH (Lei nº 14.254/2021)
-
Acompanhamento integral
As escolas públicas e privadas devem garantir um acompanhamento integral para os estudantes com TDAH, que pode incluir a presença de um auxiliar de sala, dependendo do caso.
-
Capacitação de professores
Os sistemas de ensino devem capacitar os professores para que possam identificar os sinais do TDAH e de outros transtornos de aprendizagem de forma precoce e oferecer o apoio necessário.
-
Plano educacional individualizado (PEI)
As escolas têm a obrigação de fornecer o PEI para estudantes com TDAH, que é um plano de estudos personalizado para atender às suas necessidades.
-
Atendimento em rede
O atendimento educacional deve ser realizado em parceria com profissionais da rede de saúde, caso haja necessidade de intervenções terapêuticas.
Características de uma escola para alunos com TDAH
-
Estratégias pedagógicas adaptadas
-
- Aulas mais interativas e que incentivem a participação ativa.
-
- Utilização de recursos visuais (gráficos, vídeos) e materiais lúdicos .
-
- Atividades que permitam movimento para ajudar na concentração.
-
- Flexibilidade nas avaliações, como mais tempo para as provas ou a realização em um ambiente separado.
-
Suporte emocional e comportamental
-
- Profissionais capacitados para acolher e oferecer suporte emocional.
-
- Comunicação contínua e próxima com a família para alinhar as estratégias de ensino-aprendizagem.
-
Adaptações no ambiente físico
-
- Redução de distrações visuais e sonoras na sala de aula.
-
- Disposição da carteira em local que facilite a concentração do aluno.
-
Parceria e comunicação
-
- A escola deve trabalhar em conjunto com os pais e a equipe terapêutica (psicólogos, psicopedagogo, médicos) para implementar as melhores estratégias de aprendizagem.
-
- Os professores, com a ajuda de especialistas, podem criar práticas que otimizem a absorção de conteúdo e melhorem o desempenho.
O que buscar para escolher a escola para uma aluno com TDAH?
-
Busque escolas que já têm um histórico com crianças com TDAH.
-
Algumas instituições já possuem uma abordagem pedagógica mais inclusiva e adaptada.
-
Verifique se a equipe pedagógica e os professores têm formação específica sobre o TDAH e estratégias de inclusão.
-
Converse com a equipe da escola sobre a existência de um plano de apoio individualizado: para o aluno com base nas recomendações pedagógicas, médicas e terapêuticas.
-
Exija que a escola cumpra a legislação. A Lei nº 14.254/2021 garante direitos como o direito à adaptação do ensino e treinamento para professores, que não devem ser negados.
Comunicação é a principal estratégia de construção da escola ideal!
Na prática, além de capacitações diversas, recursos inclusivos, etc, a comunicação é a melhor estratégia de adaptação e inclusão de um aluno neurodivergente. É muito comum a culpabilização dos outros ou transferência de culpa para quem é vítima em casos mais complexos. Escola “culpa” família, família “culpa” escola e assim por diante, criando um ciclo vicioso em que ninguém ajuda ninguém tampouco o aluno nas suas necessidades individuais pedagógicas e emocionais.
A “melhor escola especializada em TDAH” é, na verdade, uma utopia. Entretanto, quando escola, aluno, família, profissionais envolvidos se ouvem, trocam e se respeitam, seja no melhor colégio particular da cidade de São Paulo à escola municipal da sua cidade de poucos habitantes, essa “melhor escola” pode ser construída para aquele aluno em especial.
Fui mencionada no artigo intitulado: “12+ Ideias de Atividades para Crianças com TDAH em Casa ou na Escola” publicado no site da plataforma educacional Twinkl. Do site do editor, você também pode baixar gratuitamente um pacote de recursos educacionais para alunos com TDAH.
A Twinkl é uma editora britânica fundada em 2010, presente hoje em mais de 200 países. Seu principal objetivo é apoiar professores, pais e profissionais da educação oferecendo recursos pedagógicos prontos para usar, sempre com base em princípios de inclusão, acessibilidade e valorização da diversidade.
Transparência: Não há patrocínio ou pagamento envolvendo promoção de marcas. A colaboração se restringe ao recebimento de materiais especializados para análise técnica e uso educativo, além de citação do meu trabalho em colaboração editorial.




