Ansiedade

Identifique os sintomas e saiba como tratar

Title:

Description:

Ansiedade

Dificuldade na concentração, taquicardia, mãos suadas e uma sensação constante de medo. Esses sintomas podem ser sinais de alerta para o Transtorno de Ansiedade. Segundo dados de 2020 da Organização Mundial da Saúde, cerca de 20 milhões de pessoas convivem com esse problema no Brasil, colocando nosso país no primeiro lugar do ranking de casos dessa doença.

Vou te explicar o que é o transtorno de ansiedade e ajudar a identificar cada um dos seus tipos e sintomas.

O que é o transtorno de ansiedade

Precisamos saber quando esse sentimento deixa de ser natural de todo ser humano, reações a uma situação de conflito, e passam a fazer parte da nossa vida, atrapalhando atividades simples e prazerosas do dia a dia, caracterizando uma patologia.

O Transtorno de Ansiedade é uma alteração psicológica que causa perturbações de comportamento caracterizadas por medo e ansiedade excessivos, além de incômodos e dores físicas, persistindo por longos períodos de tempo e se repetem em crises cíclicas. De acordo com o DSM-5, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a incidência é maior em mulheres.

Conhecendo os tipos e os sintomas de transtorno de ansiedade

Para saber que tipo de ajuda procurar, o primeiro passo é entender com quais tipos de transtorno de ansiedade estamos lidando. As classificações são múltiplas e cada uma tem um sintoma mais específico.

• Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
  • Transtorno de ansiedade social (Fobia Social)
  • Transtorno do Pânico
  • Fobias
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O mais comum dos tipos, sua característica mais marcante é a preocupação em excesso com situações corriqueiras, coisas simples do dia a dia. A pessoa com TAG apresenta inquietação, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração e/ou alterações sensíveis no sono. Tudo isso porque o cérebro não é capaz de desligar, atrapalhando o controle das emoções.

Transtorno de ansiedade social (Fobia Social)

Aqui, o medo extremo de eventos sociais faz com que o indivíduo não consiga sentir tranquilidade em ambientes com desconhecidos em qualquer nível de interação. A sensação constante de julgamento, humilhação ou mal comportamento, torna o isolamento social muito comum, o que atrapalha de forma muito séria a vida de quem convive com essa condição.

Transtorno do Pânico

É um ataque repentino de medo ou desconforto muito intensos, trazendo sintomas físicos e psicológicos muito sérios. É comum ver relatos de pessoas que, durante as crises, têm uma sensação fortíssima de morte, com taquicardia, dor no peito e falta de ar. Esses picos podem aparecer como resposta a uma situação ou sem nenhuma razão aparente.

Fobias

Diferente da desencadeada por interações sociais, as fobias são reações ao medo forte de objetos, animais ou situações individuais cotidianas. A fobia de aranhas, de altura e de entrar em elevadores são bons exemplos. Uma das consequências é paralisar diante dessas situações.

Tratamentos para a ansiedade

Em primeiro lugar, precisamos entender que possuir transtornos de ansiedade é mais comum do que se imagina. Tirar o estigma negativo acerca das doenças psicológicas é um passo muito importante para facilitar a busca por tratamento adequado.

O diagnóstico precisa ser feito por um profissional da área de psiquiatria ou psicologia. Como essas alterações ainda não têm cura, tratar quer dizer controlar os sintomas com atividades, terapias ou o uso de medicamentos.

Conviver com os transtornos de ansiedade é perfeitamente possível. O mais importante é a conscientização, a informação e a procura de ajuda profissional. Estou disponível para te orientar na busca de bem estar e uma melhor qualidade de vida. Acompanhe mais artigos aqui no blog e conheça mais do meu trabalho.

Fontes:

Especialidade