Depressão
Se sente em um estado de tristeza muito profunda, sem muito interesse em atividades prazerosas da vida? Não se sinta sozinho, você pode ser um dos 5,8% dos brasileiros, aproximadamente, que sofrem de depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que em 2030, será a doença mais comum no mundo, superando as cardíacas.
Mas depressão tem tratamento e controle. Saber mais sobre esse mal é o segredo para evitar tabus como a afirmação “isso é preguiça e falta de vontade”. Nesse texto vamos trazer mais informações para você.
O que é depressão
É um distúrbio psiquiátrico que desequilibra o funcionamento cerebral de neurotrasmissorese seus receptores nos neurônios, além de hormônios e fatores de inflamação.Mulheres sofrem mais com a doença, mas ela pode se apresentar em todas as idades e gêneros.
Ela pode ser genética, sendo passada de geração em geração na família. Mas também existem casos diagnosticados em pessoas sem nenhuma predisposição à doença. Ao contrário da tristeza eventual e desencadeada por fatos específicos, a depressão provoca uma sensação de incapacidade de realizar tarefas e faz parecer impossível sair da apatia.
Estamos vivendo momentos que podem estimular o aparecimento do transtorno, com a pandemia, o isolamento social e a dificuldade de vislumbrar a vida no futuro. Portanto é hora de redobrar a observação com o surgimento de sinais.
Sintomas de depressão
O transtorno depressivo promove alterações visíveis no humor, nas funções cognitivas e na capacidade de demonstrar afeto. Mas alguns sintomas ultrapassam as barreiras psíquicas e se manifestam fisicamente. Veja uma lista com alguns deles:
- Cansaço e fraqueza excessivos;
- Irritabilidade;
- Angústia;
- Ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Alterações no sono;
- Desinteresse em atividades cotidianas;
- Dificuldade na concentração e esquecimento.
As crises depressivas precisam durar por pelo menos duas semanas para se fazer o diagnóstico, maspodendo se estender por mais tempo.
Os riscos de viver com depressão
É possível levar uma vida normal mesmo com o diagnóstico de depressão, mas quando ela é tratada e controlada. Conviver com os sintomas sem o auxílio profissional, pode acarretar em riscos muito graves para a sua integridade física.
Dentre os muitos danos, alguns merecem ser destacados. Dentre eles não estão só as alterações psicológicas, como a angústia, o medo, a autoestima baixa, constante pessimismo e até mesmo a queda no rendimento escolar ou profissional. É muito comum pacientes temerem esta perda de memória e capacidade intelectual como algo semelhante a uma demência.Em situações extremas pode levar à tentativa de suicídio.
Tratamentos
Precisamos sempre lembrar da importância do acolhimento. A vergonha em admitir que se encontra nessa condição pode dificultar a procura por tratamento e fazer com que pessoas sofram com a depressão em silêncio.
O tratamento normalmente é feito com uma ação conjunta entre psiquiatra e psicólogo. Na maioria das vezes, é receitado um medicamento antidepressivo e, junto desse cuidado, fazemos o acompanhamento psicológico para identificar possíveis causas e soluções para os problemas.
Caso precise de mais informações sobre essa doença, acompanhe mais conteúdos e envie suas dúvidas. Também estou disponível para o contato, se quiser conhecer mais sobre o meu trabalho como psiquiatra.
Fontes:
http://www.sbcm.org.br/v2/index.php?catid=0&id=1317
https://saude.abril.com.br/medicina/depressao-sintomas-diagnostico-prevencao-e-tratamento/
http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf
https://psiquiatriapaulista.com.br/quais-sao-os-riscos-e-complicacoes-que-depressao-causa/
- Category
- Especialidade