O termo circadiano tem origem na expressão latina “circa diem”, que significa “cerca de um dia”. A expressão diz respeito ao funcionamento do nosso relógio biológico, que precisa de 24 horas para encerrar um ciclo.
Quando o relógio biológico está desajustado por algum motivo, surgem os transtornos do ritmo circadiano. Esse fenômeno ocorre devido a desequilíbrios do sono, atividade fundamental para o funcionamento do organismo. O presente artigo abordará em mais detalhe o tema, então siga a leitura para mais informações.
Quais são os principais transtornos do ritmo circadiano?
Existem diversos tipos de transtornos do ritmo circadiano, entre os quais se destacam:
- Síndrome de Jet Lag
- Síndrome de Atraso da Fase de Sono
- Síndrome de Avanço da Fase de Sono
- Distúrbio dos Trabalhadores em Turnos
As causas para a disfunção podem variar. Por exemplo, imagine uma pessoa que tem hábitos noturnos e começa a trabalhar logo cedo pela manhã. Provavelmente, ela não conseguirá dormir cedo, o que no outro dia causará sono e irritação.
A inversão de horários prejudica o ritmo de vida e pode até causar a desistência do emprego. Quando a alteração do relógio biológico varia para 3 horas a mais ou a menos, o problema configura-se como mais grave, exigindo acompanhamento médico.
Jet Lag
Refere-se às variações no relógio biológico geradas por viagens longas que atravessem vários fusos horários. Estima-se que apenas um em cada três viajantes não experimente esse desconforto. Para o restante, a condição tem raiz no estresse e na fadiga relacionadas ao voo, bem como à perda do sono. Como se estabelece um novo ciclo local claro-escuro e de relações temporais, os horários das atividades cotidianas mudam.
No geral, os sintomas costumam aparecer um dia ou dois depois da chegada no destino e a sua severidade depende do número de meridianos ultrapassados. A boa notícia é que há meios de amenizar ou mesmo prevenir a perturbação.
Antes da viagem, tente não se privar de boas horas de sono, conforme a sua necessidade específica. No voo, procure não ingerir bebidas alcoólicas e beba bastante água para evitar desidratação. Se preciso, organize sua volta para que você tenha alguns dias de adaptação antes de voltar ao trabalho. Ao chegar, siga o horário local para se adaptar logo e tente não cochilar.
Síndrome de atraso/avanço do sono
Ambos os distúrbios estão vinculados ao relógio biológico e levam o indivíduo a atrasar ou adiantar o começo do sono. Uma das abordagens mais recorrentes nesse caso é a cronoterapia, técnica comportamental na qual a hora de se deitar é sistematicamente atrasada ou adiantada em 1 a 3 horas a cada dia até se retomar o horário “normal” para o início do sono da pessoa.
Distúrbio dos Trabalhadores em Turnos
É o distúrbio que atinge os profissionais que atuam à noite e buscam dormir de dia. Por conseguinte, tem-se mal-estar e fadiga como indícios frequentes da questão, sobretudo entre quem trabalha com turnos rotativos.
Embasado nos dados acima, você já conhece os transtornos do ritmo circadianos mais comuns, além de ter sugestões de como atenuá-los. Contudo, o ideal é sempre conversar com um especialista se o problema persistir.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.