Estudar sob uma situação de estresse, gerado pela ansiedade, está longe de ser o ideal.
Batimentos cardíacos acelerados, hiperventilação, pressão sanguínea mais alta, suor, tensão, sensação de incapacidade, medo e preocupação exagerada fazem parte de um panorama em que mais da metade dos jovens brasileiros se encontram.
Um relatório produzido pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes apontou que 56% dos estudantes, no Brasil, ficam estressados durante os estudos. Ainda segundo o relatório, ocupam o segundo lugar no ranking dos ansiosos, mesmo se preparando para uma prova.
Sintomas da ansiedade
Uma pessoa ansiosa pode apresentar sintomas como:
- descontrole de pensamentos;
- dificuldade de concentração;
- insônia e distúrbios do sono;
- irritabilidade;
- medo incessante;
- preocupação desproporcional ao tamanho do problema;
- aperto ou dor no peito;
- aumento da frequência cardíaca;
- aumento do suor;
- diarreia e dor de barriga;
- falta de ar;
- respiração ofegante.
Dicas para amenizar a ansiedade durante os estudos
1 – Organização
Estudar em um ambiente organizado é o primeiro passo. Quando estamos cercados por bagunça, o cérebro tende a perder o foco.
2 – Programação
Tenha um cronograma de estudos e se oriente por ele. Assim você conseguirá estudar todos os assuntos em ordem, sem esquecer de nada.
3 – Intervalo
Faça uma pausa a cada 50 minutos. Esse tempo será necessário para que o seu cérebro e seu corpo descanse e siga tranquilo para o próximo bloco de estudos
4 – Disciplina
Tente não procrastinar, algo muito comum entre os ansiosos. Assim que se sentar para estudar, comece de uma vez e pegue embalo. Deixe para dar aquela olhadinha no celular apenas durante o intervalo.
5 – Reconhecimento
Saiba reconhecer que você está ansioso. Esse é o primeiro passo para retomar o controle da situação e contornar o problema.
6 – Provas
Evite estudar no dia que antecede uma prova. Assim, além de relaxar o corpo, o cérebro não tem a impressão de que não está preparado o suficiente.
7 – Respiração
Quando sentir que está ficando preocupado ou estressado demais, controle a respiração. Respire fundo até sentir que os pulmões estão completamente cheios e solte devagar. Haverá mais oxigenação no cérebro, proporcionando mais calma.
8 – Pensamentos
Troque os pensamentos negativos, que estimulam o estresse e o medo, por pensamentos positivos, que trazem alegria e paz. Em vez de pensar nas possíveis consequências de uma nota baixa, por exemplo, pense no quanto será bom se tirar nota boa na prova.
9 – Ajuda
Se você estiver enfrentando dificuldade com alguma matéria, peça ajuda a um amigo ou ao professor. Não há nada de errado em admitir que está com problemas para entender alguma questão.
Uma situação de ansiedade está longe de ser ideal para o aprendizado, visto que falta de concentração e tensão são alguns dos sintomas. Quando um estudante está ansioso, não há horas de estudos que o façam aprender, pois o cérebro não consegue armazenar as informações, que ficam soltas. É importante manter a calma e tentar contornar a situação. Se os sintomas persistirem, o indicado é a ajuda profissional.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!