<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Conheça 7 sintomas físicos da ansiedade

Conheça 7 sintomas físicos da ansiedade

21 de janeiro de 2018 by

A ansiedade é uma condição psicológica que pode abrigar uma série de transtornos. Em pequenas doses e nos momentos apropriados, ela é apenas uma reação humana; porém, quando ela se torna frequente, desmedida,  atrapalha a qualidade de vida.

A ansiedade apresenta sintomas diversos.  Muitos deles são psicológicos e outros são físico.

Por que a ansiedade possui sintomas físicos?

O transtorno se classifica como uma sensação constante e desnecessária de preocupação e medo excessivos. Ele pode incluir ataques de pânico, por exemplo, que é uma resposta específica ao medo, sem que necessariamente exista algum perigo iminente. Ou seja, a mente se sente ameaçada independente da presença de qualquer tipo de ameaça real.

Portanto, por ficar alerta e preocupada o tempo todo, a mente acaba desencadeando certos comportamentos e reações do corpo. Hábitos compulsórios são muito comuns, e eles por si só já ativam alguns sintomas físicos. Por isso é importante ficar atento tanto ao que seu corpo está dizendo, quanto ao que a pessoa está fazendo.

Quais são os sintomas?

Alguns dos sintomas físicos mais prevalecentes da TAG são:

  1. Insônia: Tudo o que desregula o corpo corre o risco de desregular também o sono. Noites mal dormidas resultam em estresse, o que só piora a condição e se torna um ciclo ansioso.
  2. Alterações no batimento cardíaco: É comum que haja taquicardia, mas também pode acontecer o contrário – batimentos mais lentos. De qualquer maneira, quando os batimentos estão descompassados de alguma forma, é um sinal para prestar atenção.
  3.  Dor no peito: Muitas vezes por conta da taquicardia, é possível sentir uma dor grave no peito. Ela pode surgir mesmo sem alterações no batimento.
  4. Problemas respiratórios: Falta de ar é uma das queixas mais presentes entre pacientes que sofrem de ansiedade, bem como sensação de sufocamento.
  5.  Problemas intestinais: O psicológico estressado afeta diretamente o estômago. Indigestão e azia são os mais comuns, mas pode haver constipação e até diarreia em alguns casos. Não é difícil que se desenvolva um quadro de gastrite nervosa.
  6.  Agitação e tremores: Quem sofre com TAG costuma passar por períodos de muita agitação, que podem incluir tremores, mesmo que não sejam vistos, mas apenas sentidos.
  7.  Fadiga e fraqueza: Além do cansaço extremo, é comum que exista certa fraqueza corporal, principalmente nos braços.

Outros sintomas da ansiedade incluem ainda boca seca, dor nos olhos, dor de cabeça, transpiração, alterações hormonais e mais. Vale lembrar que boa parte deles são percebidos durante crises, que podem ou não ser ativadas por eventos específicos. Ainda assim, alguns podem ocorrer sem motivo aparente, e inclusive serem bastante frequentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta