Um problema que vem afetando um número cada vez maior de pessoas é a crise de ansiedade. Apesar de não existir nenhuma razão comprovada para essas crises, é possível associá-las ao grande estresse típico dos nossos tempos e ao cotidiano agitado que a maioria dos indivíduos mantém na atualidade.
Nesse cenário, a crise de ansiedade pode acontecer em uma intensidade leve, como também pode ser algo mais grave. Na grande parte das vezes, a crise acontece de forma inesperada, e por isso é muito importante que as pessoas saibam como conviver com ela. O ideal é que se tenha sempre um acompanhamento profissional, que irá indicar o melhor tratamento e dar as melhores dicas para amenizar a incidência dessas crises.
Algumas dicas e atitudes são bastante benéficas para lidar com o problema e ter uma vida mais tranquila. Acompanhe a leitura para saber mais!
Afinal, como lidar com a crise de ansiedade?
Em primeiro lugar, o passo inicial para que você consiga conviver com a ansiedade é compreender o problema. Você sabe como esse sintoma atua no seu organismo? Aliás, você sabe por que sente ansiedade?
As crises de ansiedade nada mais são do que um aviso que o seu cérebro envia para o corpo quando não está seguro de alguma situação. A situação pouco importa, uma vez que você não tem controle sobre ela. O que você pode controlar e que vai te ajudar a lidar com a ansiedade é o modo de encarar a situação. Se você se entregar, é claro que a sua crise aumentará gradativamente, podendo alcançar altos níveis. No entanto, se você respeita o seu limite, mas não se entrega, é possível começar a controlar a ansiedade.
Aprender a reconhecer a hora de “lutar ou fugir”.
Outro passo importante para lidar com uma crise de ansiedade é se concentrar. Para conseguir enfrentar o problema de maneira eficaz, você precisa estar presente, ou seja, precisa conseguir se concentrar para não deixar que a crise tome conta de você.
Existem também alguns hábitos, que podem facilmente ser incorporados no seu dia a dia, que irão ajudar a lidar melhor com as crises de ansiedade. Um deles é a prática de exercícios físicos, de preferência ao ar livre. Fazer uma caminhada em uma praça, por exemplo, vai te ajudar a entrar em contato com a natureza, além de exercitar a sua capacidade de respiração. Isso será essencial para quando uma crise se aproximar.
Outra atividade que pode te ajudar a conviver melhor com os distúrbios de ansiedade é a meditação. Procurar um local tranquilo e silencioso para meditar é um bom jeito de ter uma vida mais calma e saber reagir melhor diante das situações estressantes.
Num dia de muita ansiedade, procure evitar situações que o deixam potencialmente ansioso, como o consumo de psicoestimulantes (chás verde ou preto, café ou cigarro) ou verificar conteúdos sem importância para aquele momento na internet. A sensação inicial é de alívio, mas estes hábitos retroalimentam a ansiedade.
E por fim, outra dica para que você aprenda a lidar com a crise de ansiedade e não deixar que ela tome conta de você é inserir mais autodesafios em sua rotina. Isso mesmo! Se autodesafiar, fazer coisas que você não está acostumado a fazer, é uma boa alternativa para se preparar para enfrentar situações diversas, e assim, ter menos ansiedade diante daquelas que não são do seu costume. Ter um plano A, B, C, D… de enfrentamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!