<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Depressão na adolescência: causas e tratamentos

Depressão na adolescência: causas e tratamentos

9 de fevereiro de 2018 by

Entre a infância e a vida adulta, está a adolescência, uma fase intermediária no desenvolvimento humano. Esse período é caracterizado por várias mudanças físicas, hormonais e comportamentais. É comum que nessa etapa, haja flutuações no humor e, até mesmo, transtornos psiquiátricos como a depressão. Sim! Existem adolescentes depressivos. Na verdade, 20% dos casos de depressão entre adultos tem início justamente na adolescência.

A depressão é um problema crônico que afeta, com frequência, indivíduos jovens e que aparentemente não possuem motivos para desenvolver tal transtorno. Na adolescência, a depressão se manifesta pelo estado de espírito persistentemente tristonho, irritado e atormentado, o que pode prejudicar diretamente o desenvolvimento escolar, as amizades e relações familiares. Ficou interessado no assunto? Leia o artigo e conheça as causas e tratamentos da depressão em adolescentes.

Causas da depressão na adolescência

Múltiplos fatores podem ocasionar a depressão em adolescentes, a começar pela predisposição genética. Filhos de pais depressivos têm até quatro vezes mais chances de ter depressão. O quadro também é bastante comum entre adolescentes portadores de doenças crônicas, como a epilepsia e a diabetes.

Em muitas situações, a depressão se instala depois de acontecimentos estressantes, como por exemplo, a perda de entes queridos. Além disso, a negligência dos pais, implicância de colegas, alterações no corpo, distúrbios hormonais, rejeição dos parentes, alcoolismo, uso de drogas e episódios de violência na infância também podem aumentar os riscos de depressão na adolescência.

Cumpre destacar que até a puberdade, as chances de desenvolver depressão é a mesma para meninas e meninos. Depois disso, o problema se torna duas vezes mais frequente em garotas.

Sintomas de depressão na adolescência

Antes de falar sobre os possíveis tratamentos da depressão em adolescentes, é importante mencionar os sintomas do problema, até porque, a identificação desses sinais é o passo que antecede a busca por tratamento. Os principais sintomas são os seguintes:

  • Estado de espírito deprimido durante o dia;
  • Cansaço e indisposição excessivos;
  • Diminuição do interesse e prazer em atividades que antes gostava;
  • Diminuição do apetite, perda ou ganho de peso;
  • Insônia ou sono demasiado;
  • Apatia ou agitação psicoterapia;
  • Sentimento de culpa e inutilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ideias suicidas e pensamentos de morte;
  • Choro frequente.

Tratamentos para adolescentes com depressão

O primeiro passo do tratamento consiste em esclarecer a natureza da enfermidade para os pais do adolescente com depressão. É fundamental conversar sobre os sintomas, as causas, evolução, opções medicamentosas, psicoterapia, etc.

Por falar em psicoterapia, esse é um tratamento que apresenta ótimos resultados, pois produz melhoras significativas nas relações interpessoais, além do resgate do prazer nas atividades rotineiras.

O tratamento medicamentoso, se bem orientado, também tem efeitos positivos, afinal, há antidepressivos seguros e bastante eficazes. A dose correta realmente pode ajudar na recuperação dos sintomas.

Quer saber mais sobre depressão na adolescência? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta