<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Fobia social: diagnóstico e tratamento

Fobia social: diagnóstico e tratamento

21 de janeiro de 2018 by

A fobia social é um transtorno mental caracterizado pela extrema ansiedade e medo que a pessoa sente no convívio com outras, conhecidas ou não. Ao contrário da timidez, que pode inibir algumas ações circunstanciais, a fobia social caracteriza-se pelo medo permanente de interagir com pessoas desconhecidas.

Por essa razão, quem sofre de transtorno da ansiedade social evita, ao máximo, estar em locais públicos e participar de eventos e festas. O medo e a ansiedade conduzem ao isolamento e dificultam as relações interpessoais.

Causas da fobia social

A herança genética não está descartada, porém, acredita-se que a fobia social resulte de interações sociais no ambiente em que viveu ou ainda vive e de traumas psicológicos.

Outro fator estudado é a hiperatividade d algumas estruturas cerebrais responsáveis pelo controle das emoções. Alterações nessas estrutursa do cérebro poderiam aumentar a sensação de medo, insegurança e ansiedade, resultando em fobia social.

Uma pessoa que tenha passado grande parte da infância e adolescência com pouca ou nenhuma interação social além do convívio familiar pode desenvolver a fobia social. Experiências negativas como violência física, abuso sexual, rejeição e bullying são outros fatores associados ao surgimento da fobia social. Deformidades físicas, principalmente na face, podem levar a pessoa a buscar o isolamento, por temer bullying, preconceito e discriminação.

Sintomas da fobia social

Fobia social não deve ser confundida com timidez, ansiedade e medo de interagir com pessoas desconhecidas ou estar em ambientes novos vez ou outra. O transtorno da ansiedade social está além de reações naturais, prejudicando completamente a vida social, profissional, afetiva e os estudos. Os sintomas da fobia social são muito mais intensos:

  • Voz trêmula e sudorese
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Tensão muscular
  • Náusea, tontura, dor de estômago, diarreia
  • Medo de julgamento, crítica, rejeição
  • Ansiedade e insegurança em eventos sociais
  • Pensamentos negativos, visão pessimista de tudo
  • Autocrítica exagerada
  • Medo constante de estar em locais públicos e de participar de eventos sociais
  • Ansiedade excessiva, inclusive em situações normais
  • Isolamento social e sofrimento interno, com prejuízo à vida social e a atividades cotidianas.

Diagnóstico de fobia social

O diagnóstico deve ser feito por profissional especializado em saúde mental. É importante que o paciente consiga relatar, com o máximo de clareza possível, os sintomas físicos observados, as circunstâncias em que são mais frequentes e a intensidade dos sintomas. Em geral, o médico segue o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Associação Americana de Psiquiatria).

Tratamento da fobia social

O tratamento da fobia social pode incluir medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra e sessões de psicoterapia. O uso de remédios é aplicado aos pacientes com mais dificuldade para controlar a ansiedade.

A psicoterapia é necessária para que o paciente reconheça as razões, riscos ou agravantes da fobia, bem como aprenda a enfrentar as situações de uma forma mais positiva, a controlar o medo e a ansiedade e a dimensionar, com mais realismo, as situações que vivencia.

O autoconhecimento é uma parte fundamental do tratamento da fobia social. Por isso, esse comportamento não deve ser negligenciado. Com ajuda do médico psiquiatra e de psicoterapia, é possível superar a fobia social.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta