<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Síndrome do pânico: Sintomas, causas e tratamentos

Síndrome do pânico: Sintomas, causas e tratamentos

30 de setembro de 2018 by

A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade caracterizado por inesperadas crises de medo, angústia intensa e desespero extremo. Há o temor exagerado de que algo ruim aconteça, ainda que não exista nenhum motivo ou sinal de perigo real.

Esse é um distúrbio mental que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, afeta mais de 280 milhões de pessoas no mundo inteiro. A boa notícia é que a síndrome do pânico pode ser tratada. Descubra a seguir quais são os principais sintomas, causas e tratamentos para esse problema.

Sintomas

Quem sofre com a síndrome do pânico tem crises agudas, recorrentes e inesperadas de medo. Essas crises acontecem sem aviso prévio e são marcadas pelo receio persistente de perder o controle e de ter novos ataques. Normalmente, o tempo de duração das crises varia de pessoa para pessoa, mas, de modo geral, dura no máximo 20 minutos. Em alguns casos, os sintomas permanecem por uma hora ou mais.

Entre as manifestações emocionais, psicológicas e físicas da síndrome do pânico estão a sensação de perigo iminente, medo de tragédias e da morte, batimentos cardíacos acelerados, sudorese, tremores, aperto no peito, falta de ar, hiperventilação, calafrios, ondas de calor, dores abdominais, náuseas, tontura, desmaios, dificuldade para engolir, etc.

Causas

As causas da síndrome do pânico não estão completamente esclarecidas, mas o que se sabe é que esse problema é multifatorial. Isso significa que um conjunto de fatores, que inclui genética, temperamento suscetível a situações de estresse e alterações no funcionamento cerebral estão relacionados ao surgimento do transtorno.

Determinados estudos científicos indicam que a resposta natural da mente e do corpo diante de situações de perigo real ou imaginário estão diretamente envolvidas nos episódios de crises de pânico. Doenças, morte, mudanças na rotina, estresse extremo, abuso sexual, assaltos, agressões físicas e outras experiências traumáticas aumentam as chances de desenvolver a síndrome.

Cumpre acrescentar que a síndrome do pânico afeta mais as mulheres do que os homens e as primeiras crises costumam acontecer entre o final da adolescência e início da vida adulta. Apesar disso, os ataques de pânico também podem acontecer eventualmente na infância ou na terceira idade.

Tratamentos

O primeiro passo para tratar a síndrome do pânico é buscar ajuda psiquiátrica. O especialista pode fazer o diagnóstico correto com base na análise dos sintomas, histórico do paciente, exames específicos e avaliação dos relatos. Com o diagnóstico fechado, um tratamento seguro e eficaz poderá ser iniciado.

O protocolo geralmente inclui o uso de medicamentos e a participação em sessões de psicoterapia. Esse tratamento tem o objetivo de amenizar os sintomas, controlar a síndrome e reduzir o número de crises de pânico, bem como, diminuir a intensidade das mesmas e melhorar as condições de saúde mental do paciente, ajudando-o a encontrar ferramentas para lidar com sua condição.

Quer saber mais sobre a síndrome do pânico? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta