O que são transtornos alimentares

“Somos o que comemos”, diz a célebre frase de Hipócrates, considerado o pai da medicina. Quase dois séculos e meio

“Somos o que comemos”, diz a célebre frase de Hipócrates, considerado o pai da medicina.

Quase dois séculos e meio depois, o pensamento de Hipócrates continua fazendo pleno sentido. Tanto tempo se passou e, grande parte dos problemas que acometem a saúde do ser humano está ligado à maneira com que nós nos alimentamos.

A má alimentação está diretamente ligada à diversos problemas de saúde. Os principais indutores do bom funcionamento do corpo humano são os nutrientes, presentes nos alimentos. A dieta mal balanceada, pobre em nutrientes, e os maus hábitos alimentares contribuem para o aparecimento de uma série de doenças, dentre as quais podemos citar: diabetes, hipertensão, obesidade, refluxo e apnéia do sono, além de muitas outras.

Some-se a isso os padrões de beleza relacionados à magreza, que levam as pessoas a cometer verdadeiros sacrilégios contra o próprio corpo, e a medicina está diante de um grande desafio.

O que são transtornos alimentares

Você sabe de verdade o que são os transtornos alimentares?

Além de todas as doenças causadas pela má alimentação, outro desafio da medicina é enfrentar adequadamente os transtornos alimentares, que são distúrbios psiquiátricos relacionados ao comportamento alimentar, que podem levar as pessoas ao emagrecimento doentio (caquexia), à obesidade e a outros problemas físicos.

Os transtornos alimentares são causados por alterações bruscas ou graduais no comportamento alimentar, que acabam levando o indivíduo a problemas físicos, psíquicos, emocionais e sociais.

Quais são os transtornos

Do ponto de vista da OMS (Organização Mundial da Saúde), dois males são considerados os principais transtornos alimentares. São eles a anorexia e a bulimia, que afetam – acredite! – 1% da população mundial, particularmente mulheres jovens e adolescentes de classes sociais mais elevadas.

São distúrbios provenientes da preocupação de se manter dentro dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. Em outras palavras, essas pessoas querem emagrecer.

A bulimia é a menos grave das patologias. Em geral, as vítimas se apresentam dentro ou acima do peso. São afetadas pela preocupação excessiva com a estética e não querem engordar, mas apreciam comer, o que faz com que procurem aliviar a culpa provocando vômito ou tomando diuréticos e laxantes.

A anorexia é o quadro mais grave, que pode levar à morte. Essas pessoas simplesmente têm uma visão distorcida do próprio corpo e se veem gordas mesmo quando estão abaixo do peso. Para atingir o padrão físico desejado, são capazes até mesmo de parar de comer.

Outros males

Alguns especialistas também consideram parte desse grupo de problemas de saúde relacionados a distúrbios psíquicos ligados a comportamentos alimentares:

Transtorno de Compulsão Alimentar – Diferentemente da anorexia e bulimia, este transtorno ocorre quase igualmente em homens e mulheres e tende a apresentar um início mais tardio. Pessoas com compulsão alimentar normalmente têm sobrepeso ou são obesas e podem ter tentado tratamentos de perda de peso no passado com pouco sucesso, a menos que o tratamento tenha sido voltado diretamente para o comportamento de compulsão alimentar.

Síndrome de Pica – Atinge principalmente crianças e adolescentes e se caracteriza pela ingestão de substâncias não reconhecidas como alimentos, como argila, barro, sabonete e outras extravagâncias.

Síndrome de Prader-Willi – Presente em uma em cada dez mil crianças, está ligada à deficiência intelectual. Caracteriza-se pelo apetite insaciável por alimentos hipercalóricos, criando as condições para a obesidade precoce.

Distúrbios do sono – Estes distúrbios estão associados a queixas alimentares, em geral fazem com que as pessoas que acordem no meio da noite para assaltar a geladeira, podendo não se lembrar de nada no dia seguinte.

Ortorexia – A ortorexia é a doença que gera nas pessoas uma fixação por alimentação saudável, tornando-as obsessivas e até sujeitas à transtornos sociais.

Vigorexia – É a obsessão por músculos, que leva ao uso de anabolizantes e perda de perspectiva do próprio corpo. A alimentação toda se volta para essa finalidade.

Tratamento para os transtornos alimentares

O tratamento dos transtornos alimentares deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo, endocrinologista, terapeuta ocupacional  e nutricionista. Além da missão de restabelecer no paciente uma alimentação adequada, que leve o mesmo ao peso ideal, cabe a essa equipe restaurar a saúde mental do indivíduo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Burnout_aline_rangel

Burnout: o que as mulheres precisam saber

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um...

Compulsao_sexual-Aline Rangel

Pornografia e solidão: quando o prazer afasta o afeto?

Você domina códigos, projetos, algoritmos. Mas e quando não consegue...

Psiquiatra Dra Aline Rangel segurando o DSM5 e explicando sobre como é o tratamento da depressão com a vilazodona.

Vilazodona: novo antidepressivo para tratamento da depressão com ansiedade

A depressão, uma condição que afeta milhões de brasileiros, ganha...

Receba mais conteúdos