<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

O que são transtornos alimentares

O que são transtornos alimentares

17 de setembro de 2021 by Dra Aline Rangel

“Somos o que comemos”, diz a célebre frase de Hipócrates, considerado o pai da medicina.

Quase dois séculos e meio depois, o pensamento de Hipócrates continua fazendo pleno sentido. Tanto tempo se passou e, grande parte dos problemas que acometem a saúde do ser humano está ligado à maneira com que nós nos alimentamos.

A má alimentação está diretamente ligada à diversos problemas de saúde. Os principais indutores do bom funcionamento do corpo humano são os nutrientes, presentes nos alimentos. A dieta mal balanceada, pobre em nutrientes, e os maus hábitos alimentares contribuem para o aparecimento de uma série de doenças, dentre as quais podemos citar: diabetes, hipertensão, obesidade, refluxo e apnéia do sono, além de muitas outras.

Some-se a isso os padrões de beleza relacionados à magreza, que levam as pessoas a cometer verdadeiros sacrilégios contra o próprio corpo, e a medicina está diante de um grande desafio.

O que são transtornos alimentares

Você sabe de verdade o que são os transtornos alimentares?

Além de todas as doenças causadas pela má alimentação, outro desafio da medicina é enfrentar adequadamente os transtornos alimentares, que são distúrbios psiquiátricos relacionados ao comportamento alimentar, que podem levar as pessoas ao emagrecimento doentio (caquexia), à obesidade e a outros problemas físicos.

Os transtornos alimentares são causados por alterações bruscas ou graduais no comportamento alimentar, que acabam levando o indivíduo a problemas físicos, psíquicos, emocionais e sociais.

Quais são os transtornos

Do ponto de vista da OMS (Organização Mundial da Saúde), dois males são considerados os principais transtornos alimentares. São eles a anorexia e a bulimia, que afetam – acredite! – 1% da população mundial, particularmente mulheres jovens e adolescentes de classes sociais mais elevadas.

São distúrbios provenientes da preocupação de se manter dentro dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. Em outras palavras, essas pessoas querem emagrecer.

A bulimia é a menos grave das patologias. Em geral, as vítimas se apresentam dentro ou acima do peso. São afetadas pela preocupação excessiva com a estética e não querem engordar, mas apreciam comer, o que faz com que procurem aliviar a culpa provocando vômito ou tomando diuréticos e laxantes.

A anorexia é o quadro mais grave, que pode levar à morte. Essas pessoas simplesmente têm uma visão distorcida do próprio corpo e se veem gordas mesmo quando estão abaixo do peso. Para atingir o padrão físico desejado, são capazes até mesmo de parar de comer.

Outros males

Alguns especialistas também consideram parte desse grupo de problemas de saúde relacionados a distúrbios psíquicos ligados a comportamentos alimentares:

Transtorno de Compulsão Alimentar – Diferentemente da anorexia e bulimia, este transtorno ocorre quase igualmente em homens e mulheres e tende a apresentar um início mais tardio. Pessoas com compulsão alimentar normalmente têm sobrepeso ou são obesas e podem ter tentado tratamentos de perda de peso no passado com pouco sucesso, a menos que o tratamento tenha sido voltado diretamente para o comportamento de compulsão alimentar.

Síndrome de Pica – Atinge principalmente crianças e adolescentes e se caracteriza pela ingestão de substâncias não reconhecidas como alimentos, como argila, barro, sabonete e outras extravagâncias.

Síndrome de Prader-Willi – Presente em uma em cada dez mil crianças, está ligada à deficiência intelectual. Caracteriza-se pelo apetite insaciável por alimentos hipercalóricos, criando as condições para a obesidade precoce.

Distúrbios do sono – Estes distúrbios estão associados a queixas alimentares, em geral fazem com que as pessoas que acordem no meio da noite para assaltar a geladeira, podendo não se lembrar de nada no dia seguinte.

Ortorexia – A ortorexia é a doença que gera nas pessoas uma fixação por alimentação saudável, tornando-as obsessivas e até sujeitas à transtornos sociais.

Vigorexia – É a obsessão por músculos, que leva ao uso de anabolizantes e perda de perspectiva do próprio corpo. A alimentação toda se volta para essa finalidade.

Tratamento para os transtornos alimentares

O tratamento dos transtornos alimentares deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo, endocrinologista, terapeuta ocupacional  e nutricionista. Além da missão de restabelecer no paciente uma alimentação adequada, que leve o mesmo ao peso ideal, cabe a essa equipe restaurar a saúde mental do indivíduo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta