Estima-se que uma média de 18% da população mundial (ou mais) tenha algum tipo de transtorno mental – e, em diversos casos, o próprio indivíduo não está ciente de sua condição.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, esse tipo de transtorno representa hoje a segunda maior causa de atendimentos que devem ser realizados com urgência no país. Porém, pouco ainda se sabe sobre eles, que infelizmente continuam estigmatizados e são negligenciados em muitas ocasiões.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo uma seleção com os 6 transtornos mentais mais comuns. Vamos conhecê-los?
6 transtornos mentais mais comuns
1. Distúrbio de ansiedade
A ansiedade é um dos transtornos mentais mais “populares” do século XXI. Ela consiste em preocupação e nervosismo intensos e frequentes, relacionados a variadas situações do dia a dia, que podem durar pelo menos 6 meses.
Outros sintomas que também podem caracterizar transtornos de ansiedade,são as dores no peito, sensação frequente de incerteza, desconforto em atividades cotidianas, taquicardia e outros.
A incidência é de 3,4% na população brasileira, e o tratamento pode ser realizado tanto com psicoterapia como pelo uso orientado de medicamentos ansiolíticos.
2. Depressão
A depressão é conhecida como o mal do século XXI, visto que foi neste período que houve a maior taxa de incidência da mesma (chegando a até 10% da população).
Ela é caracterizada por sentimentos negativos, como tristeza profunda, falta de motivação (para variadas atividades ou até mesmo para viver), preocupação, fraqueza e outros. Ela pode ou não estar atrelada a um acontecimento específico, tal como a perda de um ente querido, por exemplo.
3. Ataque de pânico
O ataque de pânico é um distúrbio mental ‘intenso’ da ansiedade. Seus sintomas são físicos, como dores excessivas no peito, agitação, falta de ar, palpitações e sudorese.
O indivíduo com essa condição tem muito terror/medo quando exposto a determinada situação. Em crises, ele pode ter fortes sentimentos de morte iminente.
4. Esquizofrenia
A esquizofrenia é caracterizada como um transtorno mental que faz com que o indivíduo perca a noção da realidade, sendo ela marcada por episódios de delírios, alucinações, motivação diminuída e queda do desempenho para a realização de variadas atividades.
Sua incidência, felizmente, é mais baixa, cerca de 1%, na população brasileira.
Para tratá-la é necessário o uso de medicamentos antipsicóticos e outras terapias combinados. Em alguns casos, a reabilitação em centros de tratamento multidisciplinares também se torna adequada.
5. Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar faz com que o indivíduo tenha episódios de euforia e exaltação que podem ou não ser alternados com sentimentos depressivos.
Basicamente, em caso de cicladores rápidos, ele pode estar muito feliz em um momento, e extremamente melancólico minutos depois.
Facilmente pode ser confundido com Transtornos de Personalidade que cursam com instabilidade emocional. Daí a importância da avaliação por um profissional experiente e que faça uma investigação minuciosa.
Remédios estabilizadores de humor são ministrados para o tratamento, em conjunto com medicamentos antipsicóticos e antidepressivos, em alguns casos.
6. Transtornos fóbicos
O indivíduo que sofre de um transtorno fóbico simplesmente não consegue controlar o seu medo ou pavor quando em relação a um determinado estímulo. Esse estímulo pode ser variado: como andar de avião, palhaços, elevadores, dirigir, ver sangue, ir ao dentista e outros.
Agora que você já conhece quais são os 6 transtornos mentais mais comuns do nosso século, ficou alguma dúvida? Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.