Cuidar da saúde da mente é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo, afinal, para ter uma vida plena, feliz e equilibrada, é fundamental que haja bem-estar físico e mental. Na verdade, a saúde mental influencia diretamente na saúde física, uma vez que ambas estão relacionadas.
É comum que pessoas com a saúde mental debilitada tenham mais dificuldade para cuidar do corpo e vice-versa. Para que isso não ocorra com você, confira uma lista com dicas valiosas para melhorar a saúde da sua mente.
Corrija a sua postura ao andar
Procure mudar a sua forma de andar. Alinhe os ombros, erga a cabeça e olhe para frente! Uma pesquisa conduzida pelo Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry chegou à conclusão de que andar com a cabeça baixa e os ombros caídos pode impactar negativamente a saúde mental, produzindo efeitos como mau humor e baixa aceitação social.
Durma bem
O sono de qualidade é essencial. Uma boa noite de sono é capaz de melhorar o humor, controlar a ansiedade, prevenir o estresse, aumentar a concentração e turbinar a disposição. Por outro lado, estudos recentes apontaram que a privação do sono pode ocasionar a morte de parte dos neurônios.
Cuide da sua aparência
A aparência não é tudo, mas se sentir bonito gera a sensação de prazer e autoconfiança, além de fazer bem para o humor. Lembre-se que você é a pessoa mais importante do mundo e, por mais que você tenha múltiplas tarefas a cumprir na agenda, é necessário encontrar um espaço em meio à rotina agitada para dedicar tempo a si mesmo.
Pratique exercícios físicos
Para manter a mente em dia, o corpo também precisa estar em dia, concorda? A prática de exercícios, além de promover o bem-estar físico, diminui em 19% o risco de depressão e estresse. Em outras palavras, as atividades físicas contribuem efetivamente na promoção de uma vida mais leve e feliz, portanto mexa-se mais.
Não procrastine
Deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é um péssimo hábito. Não importa se a tarefa é trabalhosa demais ou entediante, o fato é que, se ela é necessária e de sua responsabilidade, deve ser feita dentro do prazo. Não evite o inevitável nem adie o inadiável. A procrastinação atrasa a vida e pode fazer com que você se sinta frustrado.
Cultive relacionamentos saudáveis
Seja no convívio profissional seja, nas relações amorosas, na família ou no campo da amizade, tente cultivar relacionamentos verdadeiramente saudáveis. Eles fazem muito bem para a mente! Sentir-se amado, querido e respeitado é determinante para quem deseja levar uma vida prazerosa e tranquila.
Aprenda coisas novas
Assim como o corpo precisa ser estimulado, a mente também deve ser exercitada por meio de novas aprendizagens. Não estagne nem se acomode! Busque aprender outras atividades, absorver diferentes conhecimentos e desenvolver habilidades distintas. Isso vai fazer com que o seu cérebro se mantenha ativo e seja capaz de criar novas conexões.
Alimente-se de forma equilibrada
O que você coloca no prato também tem a ver com a saúde mental. Alguns alimentos podem aumentar o grau de energia, otimizar a concentração e minimizar os riscos de problemas como estresse, ansiedade e depressão. São eles: abacate, grãos integrais, banana, oleaginosas, peixes e cenoura. Já o consumo de cafeína e bebidas alcóolicas deve ser moderado, para não causar danos à mente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!