<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Entenda o que é a Agorafobia

Entenda o que é a Agorafobia

19 de outubro de 2017 by

Sentir medo é natural até certo ponto. O medo é um sinal de alerta sobre situações e lugares que oferecem riscos à vida. No entanto, para algumas pessoas o medo é um problema. São pessoas que sentem um medo fora do comum, até mesmo quando o risco é improvável. Esse tipo de reação é típico em casos de agorafobia. A agorafobia é um distúrbio de ansiedade, relacionado ao transtorno de pânico.

Na maioria dos casos, o distúrbio da agorafobia surge após duas ou três crises de pânico. A partir daí, a pessoa passa a evitar os locais e as situações que possam desencadear crises de pânico, principalmente quando imagina a dificuldade para solicitar ajuda, em caso de emergência, em ambientes desprovidos de equipamentos de segurança e comunicação.

Quem sofre esse distúrbio tem medo de sentir medo, ou seja, a pessoa sente medo por visualizar uma situação na qual não conseguirá receber ajuda, o mais rápido possível. O medo de estar em um local de onde não conseguirá sair.

Ainda que seja pouco provável que algum incidente possa acontecer, a pessoa tem tanta certeza de que vai acontecer que faz o possível para evitar o local ou a situação. Pode ser o uso do elevador, passar por túneis, pontes, estar em ambientes lotados e fechados, viajar de ônibus ou avião.

O medo de enfrentar essas situações faz com que a pessoa acabe se isolando, deixando de conviver socialmente e até de cumprir os próprios compromissos, por ter certeza de que algo ruim acontecerá.

Os sintomas mais comuns da agorafobia são:

  • Medo de ficar só em casa;
  • Medo de ficar em meio à multidão;
  • Medo de ficar em filas à espera de atendimento;
  • Medo de permanecer em ambientes abertos ou fechados, de uso coletivo;
  • Medo de utilizar o transporte público.

Fatores de risco da agorafobia

  • Transtorno de pânico;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Transtorno de personalidade;
  • Depressão;
  • Traumas psicológicos e emocionais;
  • Vivência de situações traumáticas (abuso, violência, acidente grave, morte de algum ente muito querido);
  • Pré-disposição genética (casos na família, com parentesco de primeiro grau).

Como tratar a agorafobia

O tratamento da agorafobia envolve psicoterapia para que o paciente consiga a compreender e enfrentar seus medos. Dependendo da gravidade e de outros problemas relacionados ao distúrbio, o médico pode prescrever algum tipo de medicação como antidepressivos, ansiolíticos e outros usados pela medicina alternativa. Terapias alternativas e grupos de apoio também podem ajudar a superar os distúrbios da ansiedade.

A ajuda profissional é extremamente importante para quem apresenta sintomas do transtorno da ansiedade e do pânico. Quanto antes, melhor. É importante não deixar o problema evoluir por sentir vergonha de buscar o apoio médico e psicológico. A agorafobia não controlada levará ao isolamento social e a vários outros prejuízos na vida profissional. Portanto, preste atenção aos sinais que mostram que seus medos estão fora do normal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra São Paulo.



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta