A falta de interesse em atividades que costumavam dar prazer, como ir ao cinema com os amigos, sair para passear com o par ou mesmo passar uma tarde vendo televisão com os pais, exige atenção.
Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre algumas das maiores causas de angústia e do “sentimento de vazio” que podem acometer os pacientes. Confira, a seguir.
Falta de interesse: o que pode ser?
A anedonia, perda da capacidade de sentir prazer, pode acompanhar diversos quadros. Esquizofrênicos, pessoas diagnosticadas com depressão ou doenças crônicas. Ansiosos clínicos e indivíduos com histórico de abuso de narcóticos estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da condição, que pode ser frustrante e até mesmo perigosa. A anedonia está relacionada a baixos níveis de serotonina, dopamina e adrenalina no sistema nervoso. Em geral, causa não apenas ausência de interesse em trabalhar, conversar, sair de casa e até mesmo comer, mas também dificuldade de desenvolver relações de afeto. O paciente também pode sofrer perda de autoestima e de valor pessoal. Outros elementos importantes no sentido individual, como a proximidade com parentes e a libido, também deixam de provocar sentimentos ou reações prazerosas.Fatores de risco para a anedonia
Depressão
De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida, somente no Brasil, está em torno de 15,5%. É um número bastante significativo, considerando o tamanho da nossa população. A Organização Mundial de Saúde, por sua vez, aponta que a depressão está em quarto lugar entre as principais doenças que causam ônus ao bem-estar. Entre os sintomas da depressão estão:- sensação de tristeza ou vazio;
- incapacidade de sentir-se eufórico ou aborrecido, mesmo diante de situações que deveriam causar reação significativa;
- apatia;
- medo do futuro;
- diminuição da produtividade;
- insônia ou sonolência;
- dificuldade de concentração;
- perda ou ganho de apetite, acompanhado por emagrecimento ou aumento de peso abruptos;
- diminuição ou desaparecimento da libido.