<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Personalidade antissocial: como identificar?

Personalidade antissocial: como identificar?

13 de fevereiro de 2018 by

O Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) é um problema crônico que afeta aproximadamente 1 a 3% da população mundial. Embora não tenha cura, os sintomas podem ser amenizados com o tratamento adequado.

Infelizmente, o termo “antissocial” é bastante banalizado e aplicado indevidamente na atualidade. Ao contrário do que muitos imaginam, se uma pessoa é tímida, retraída e possui a vida social pouco movimentada, isso não significa que ela sofra com Transtorno de Personalidade Antissocial.

Quer saber como identificar esse transtorno psiquiátrico? Continue lendo o texto, descubra o que é personalidade antissocial e conheça os principais sintomas. Vem comigo!

O que é o transtorno de personalidade antissocial?

O Transtorno de Personalidade Antissocial provoca desajustes sociais, pois, geralmente, os indivíduos com TPAS não conseguem distinguir o que é certo e errado, assim como, não consideram os direitos e os sentimentos alheios.

Pessoas antissociais desrespeitam as regras sociais e as suas capacidades estão orientadas para a própria satisfação pessoal. Elas costumam explorar outras pessoas com a finalidade de obter algum ganho, seja material ou não.

Quais são os sinais desse transtorno?

Para saber identificar o Transtorno de Personalidade Antissocial é necessário reconhecer os sintomas do problema. Quem tem TPAS costuma apresentar as seguintes características e comportamentos:

  • Egocentrismo, vaidade, exibicionismo e senso de superioridade;
  • Desconsideração do que é errado ou certo;
  • Uso frequente de fraudes e mentiras para tirar proveito do outro;
  • Sagacidade e capacidade de manipulação;
  • Desrespeito às leis, normas de conduta e regras sociais;
  • Falta de empatia com outras pessoas;
  • Ausência de remorso quando prejudica alguém;
  • Relacionamentos rasos ou abusivos;
  • Hostilidade e agressividade;
  • Dificuldade de aprender com os erros;
  • Falta de preocupação com a segurança alheia e com a própria;
  • Ações impulsivas, sem temer consequências.

Os sintomas do Transtorno de Personalidade Antissocial costumam  diminuir com o avançar da idade. Depois dos 40 anos, é natural que melhoras significativas aconteçam, especialmente no que diz respeito a comportamentos agressivos, violentos e ilegais.

Quando o problema começa a se manifestar?

Os sintomas da personalidade antissocial começam a ficar evidentes na adolescência, mas o auge  sintomático acontece normalmente entre os 20 e os 30 anos. Apesar disso, é comum que esses indivíduos sejam diagnosticados com transtorno de conduta na infância e isso aumenta a propensão de TPAS na fase adulta. Vale lembrar que, embora esse seja um fator de risco, nem toda criança diagnosticada com transtorno de conduta desenvolverá a personalidade antissocial quando mais velha.

Como é o diagnóstico de TPAS?

O diagnóstico do Transtorno de Personalidade Antissocial não é tão simples, por isso, requer a intervenção de um profissional especializado, o psiquiatra. Pessoas antissociais não costumam perceber os sintomas em si mesmas, até porque, para eles, todas as características são inerentes à personalidade. Sendo assim, dificilmente buscam ajuda por conta própria.

Quando o fazem, chegam ao consultório com queixas adjacentes, como depressão, ansiedade ou dependência química, por exemplo. O médico, a partir de conversa com o paciente, análise do histórico e avaliação dos sintomas, poderá diagnosticar com precisão a existência do transtorno. A partir daí, o melhor tratamento será orientado.

Quer saber mais sobre personalidade antissocial? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta