Os transtornos psicológicos e os distúrbios emocionais estão sendo observados cada vez mais de perto. A incidência desses problemas na vida cotidiana tem afetado aspectos emocionais e sociais das pessoas profundamente. Além de prejudicar a vida profissional, acadêmica e social, há dificuldade em resolver essas questões individualmente. É por isso que alguns métodos surgiram para suavizar e reverter esse quadro. Nesse caso, a psicoterapia é um desses métodos mais usados para ajudar pessoas que sofrem com esses problemas.
A fim de aliviar a bagagem que o estresse diário causa no indivíduo, a técnica proporciona maior bem-estar e uma melhor qualidade de vida emocional e mental.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia também é conhecida simplesmente como terapia. Trata-se de um acompanhamento baseado em aconselhamentos, conversas e reflexões que estão relacionados a aspectos do cotidiano das pessoas. Problemas profissionais, dificuldades no relacionamento, intrigas com familiares, falta de autoestima, transtornos como ansiedade generalizada, depressão e distúrbios emocionais, geralmente ocasionam a procura por tal tratamento.
No entanto, toda essa conjuntura não é trabalhada de qualquer forma. Normalmente, o psiquiatra é o profissional responsável em executar a terapia, mas outros profissionais podem ser incluídos para ajudar o indivíduo que sofre com algum incômodo.
Como funciona a psicoterapia?
O especialista perceberá durante a terapia, que tipo de abordagem deve ser feita e se o acompanhamento deve ser guiado por alguma técnica específica. Existem várias técnicas que guiam a conversa e o diálogo entre o paciente e o médico. Uma abordagem específica é capaz de trazer mais efeitos positivos ao paciente.
Os atendimentos podem ser baseados na técnica behaviorista (centrada no comportamento humano) e na gestalt (percepção humana) – as duas mais utilizadas. Mas outras abordagens como a psicanálise, a transpessoal e a humanista também podem ser usadas mediante a complexidade do problema que a pessoa enfrenta.O objetivo é fazer com que o indivíduo perceba o seu problema e tenha os mecanismos necessários para enfrentá-lo com tranquilidade e resistência.
Algumas abordagens em psicoterapia podem ser de curto prazo e assim, duram menos de um ano, entretanto, a maioria delas tem um tempo de duração maior, ainda que já cessado o sofrimento que demandou a procura inicial pela psicoterapia. Nos casos de transtornos psiquiátricos, se for necessário, o tratamento será feito por combinação entre as conversas e medicamentos.
Benefícios da psicoterapia
A primeira sensação é o alívio da carga de desânimo e de tristeza pelo paciente. Ter alguém para o ouvir e para propor reflexões, significa resultados graduais para suas dores e frustrações. À medida que o indivíduo começa a se expor, os problemas vão se tornando mais nítidos para o profissional que percebe a maneira exata de ajudá-lo e de fazer o paciente mesmo a se ajudar.
Além disso, a psicoterapia também proporciona uma melhor concentração em pontos positivos da vida e auxilia na definição melhor das escolhas diárias. O paciente começará a dedicar seus esforços a cada dia com mais resiliência. Apesar dos problemas diários, a terapia ajudará o indivíduo a ter mais confiança em superá-los e a não deixá-los escondidos ou segredados; Assim, eles não se tornarão problemas maiores que não se possam suportar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.