Os transtornos de personalidade abrangem várias doenças psiquiátricas. Caracterizam-se por comportamentos e pensamentos rígidos e desajustados. Sem tratamento, o transtorno de personalidade prejudica a vida, relações familiares, sociais e profissionais. Apesar da complexidade dessa enfermidade, é possível controlar os sintomas com o uso de medicamentos psiquiátricos e psicoterapia.
Sintomas dos principais transtornos de personalidade
- Transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo: Os sinais desse tipo de distúrbio de personalidade são o medo, angústia estresse e ansiedade permanentes. A tensão interna é tão forte que a pessoa desenvolve o comportamento obsessivo e/ou compulsivo. Exemplos clássicos que caracterizam esse transtorno são a obsessão por limpeza e o medo de doenças.
- Transtorno de personalidade antissocial: Por temerem a rejeição, pessoas que sofrem desse tipo de distúrbio buscam o isolamento social. Podem demonstrar agressividade e mentir. Além disso, sofrem de ansiedade e depressão. A timidez é outro traço da personalidade antissocial.
- Transtorno de personalidade limítrofe (Bordeline): O distúrbio leva a pessoa a viver em dúvida sobre tudo e todos. Os comportamentos típicos de uma pessoa com esse transtorno são o medo de abandono, grande vazio interior, inconstância e desvalorização ou idolatria de pessoas com as quais convive.
- Transtorno de personalidade narcisista: Um narcisista acredita que é a pessoa mais importante do mundo. Sente-se superior aos demais, tem mania de grandeza, quer atenção e admiração das pessoas ao redor, não demonstra a mínima empatia, é arrogante.
- Transtorno de personalidade dependente: Caracteriza-se pelo medo de tomar decisões, de perder pessoas queridas, de solidão. A necessidade de ter alguém mantém a pessoa submissa a relações abusivas, tóxicas e violentas.
- Transtorno de personalidade histriônica: Excesso de emotividade, dramaticidade, necessidade da aprovação e atenção de outras pessoas são algumas características desse distúrbio.
- Transtorno de personalidade esquizoide: A pessoa vive solitária, não deseja o convívio social nem relações mais estreitas e afetivas. Além disso, não demonstra interesse sexual e, em geral, age com frieza, não reage a elogios ou críticas, não demonstra emoções e sentimentos por outras pessoas.
- Transtorno de personalidade esquizotípica: Excentricidade, bizarrices e comportamento extravagante são traços desse tipo de personalidade. A ansiedade constante em meios sociais motiva o isolamento.
- Transtorno de personalidade paranoide: Esse distúrbio está associado a uma desconfiança constante de todos e à sensação de estar sempre sob ameaça. São pessoas rancorosas e ciumentas. Acreditam que estão sendo enganadas o tempo todo.
Tratamento do transtorno de personalidade
Não há explicações definitivas sobre as causas de transtornos de personalidade. Fatores genéticos, ambientais, experiências na infância e adolescência podem desencadear esses distúrbios. Além disso, cada transtorno tem causas específicas. O diagnóstico dos transtornos de personalidade é feito pelo médico psiquiatra.
A fim de controlar os sintomas e amenizar os efeitos do distúrbio, o tratamento abrange o uso de medicamentos psiquiátricos e psicoterapia. Na maioria dos casos, a pessoa que tem transtorno mental não chega ao consultório médico por conta própria. Por essa razão, o apoio da família e dos amigos é essencial para motivá-la a buscar ajuda médica e a aderir ao tratamento psiquiátrico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.