<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Insatisfação na vida sexual? Saiba como o apoio psiquiátrico pode ajudar

Insatisfação na vida sexual? Saiba como o apoio psiquiátrico pode ajudar

10 de novembro de 2022 by Dra Aline Rangel
Captura-de-Tela-2023-07-11-as-22.46.17.png

Cerca de metade dos brasileiros não está satisfeita com vida a sexual. Grande parte da insatisfação na vida sexual se deve às dificuldades de ereção e a problemas para se atingir o orgasmo. Além disso, o chamado sexo rápido, a falta de autoconfiança, as relações negativas ou traumáticas no passado, as alterações hormonais e a baixa autoestima justificam o desinteresse sexual e podem impedir o prazer e a satisfação plena de homens e mulheres na intimidade.

Só para se ter ideia, somente 22% das mulheres alcançam o orgasmo no sexo e mais de 60% dos homens relatam dificuldade para obter e manter a ereção. Esses dados revelam o quanto a vida sexual pode ser frustrante e insatisfatória. A boa notícia é que os quadros de problemas no sexo podem ser revertidos com apoio psiquiátrico. Leia o texto e veja como um bom psiquiatra pode ajudar nesse sentido.

Psiquiatria para reverter a insatisfação na vida sexual

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, sexo não está relacionado exclusivamente ao corpo. A sexualidade está intimamente ligada, também, à mente. É por isso que a psiquiatria pode ser muito útil no tratamento da insatisfação na vida sexual, especialmente quando essa tem origens em disfunções sexuais.

Quais as principais reclamações sexuais ouvidas pelo psiquiatra?

O sexo ainda é um tabu para boa parte das pessoas, mas quem vence a timidez e o medo do constrangimento, consegue falar sobre a insatisfação na vida sexual e compartilhar os sentimentos com o psiquiatra. As principais reclamações dos pacientes dizem respeito a monotonia sexual, pouca frequência no sexo, ausência de preliminares, falta de desejo, ejaculação precoce, dificuldade de alcançar o orgasmo, casal sem sintonia, disfunção erétil e ao fato de se sentir pouco desejado.

Quais disfunções sexuais podem ser tratadas no consultório psiquiátrico?

Os psiquiatras são profissionais capacitados para tratar múltiplas disfunções sexuais que podem se correlacionar com a insatisfação no sexo. As disfunções são caracterizadas pelas alterações psicofisiológicas e pelas perturbações no desejo sexual, a ponto de provocarem dificuldade interpessoal e sofrimento acentuado. Dentre as principais disfunções, estão o transtorno de aversão sexual, o transtorno do desejo sexual hipoativo, o transtorno da excitação sexual, o transtorno orgásmico, a dispareunia, a ejaculação precoce, o vaginismo, o sadismo, o fetichismo, o exibicionismo e o masoquismo.

Por que procurar ajuda para resolver problemas sexuais?

A sexualidade é uma área extremamente importante para o ser humano e a relevância dela é legitimada pela Organização Mundial de Saúde, que afirma que o sexo é um dos pilares da qualidade de vida. O sexo traz benefícios como proteção cardiovascular, redução dos níveis de estresse, fortalecimento imunológico, além de ganhos emocionais, como menos sintomas depressivos e de ansiedade. Se você estiver insatisfeito na vida sexual, o ideal é buscar auxílio para solucionar os problemas, a fim de ser mais feliz e saudável em todos os sentidos.

Como reverter os quadros de insatisfação na vida sexual?

Esse é um problema multifatorial que pode ser causado por razões orgânicas, físicas, psíquicas ou mistas. Sendo assim, o tratamento depende da causa e, geralmente, demanda a intervenção de uma equipe multidisciplinar. Os métodos para reverter o problema podem combinar farmacologia, psicologia, fisioterapia e psiquiatria.

Para tratar a insatisfação na vida sexual, primeiramente, o psiquiatra vai ouvi-lo sem julgamentos ou preconceitos. Ele também está apto a tratar transtornos sexuais e esclarecer questões médicas, orgânicas e emocionais acerca das disfunções por meio de terapia sexual. Ao procurar um psiquiatra para auxiliá-lo, dê preferência a profissionais especializados em sexualidade humana.


Você também pode se interessar:

Transtornos sexuais: saiba quais são e quais as formas de tratamento

3 transtornos sexuais femininos que causam dor

Desejo Sexual no Homem: mitos e verdades sobre a sexualidade masculina

Quer saber mais sobre insatisfação na vida sexual? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta