<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

6 dicas para ajudar alguém com depressão

6 dicas para ajudar alguém com depressão

15 de março de 2020 by
A depressão é um transtorno mental que impacta negativamente a forma como a pessoa sente, pensa e age. Essa condição é marcada por sintomas relacionados ao humor, comportamento, cognição e, até mesmo, sintomas físicos. Entre as principais manifestações do quadro depressivo estão a tristeza, desesperança, perda de interesse por atividades que antes davam prazer, tédio, sofrimento intenso, solidão, isolamento social, fadiga, agitação, sono excessivo, sono agitado, despertar precoce ou insônia, alterações no peso e apetite, baixa concentração, raciocínio lento, abuso de substâncias, pensamentos de morte, etc. A depressão é uma condição tão grave, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela está prestes a se tornar a doença mais incapacitante do mundo. Felizmente o quadro é tratável e pode apresentar melhoras significativas se for cuidado da maneira adequada. Você conhece alguém que sofre com depressão? Leia o artigo e confira algumas boas dicas para ajudar essa pessoa. Vem comigo!

1. Esteja disposto a ouvir e apoiar

Ouça mais e fale menos. Essa é uma regra de ouro para lidar com pessoas depressivas. Isso não significa que você não deve opinar ou aconselhar, mas o foco deve estar em escutar a pessoa com atenção e fazer com que ela se sinta ouvida e apoiada. Essa atitude faz com que ela fique confortável para conversar.

2. Não se afaste

Por mais que a pessoa com depressão queira se isolar socialmente e ficar fechada no próprio mundo, procure não se afastar dela. Se mantenha perto, sempre tomando cuidado para não ser invasivo. Caso note que a vida dessa pessoa está ameaçada por pensamentos e comportamentos suicidas, busque suporte médico e ajuda da família para contornar a crise.

3. Tome cuidado com o que diz

A intenção de determinadas falas pode ser boa, mas acaba piorando – e muito – a situação. Evite dizeres que julgam e condenam como: “você está exagerando”, “você é louco”, “pare de ser covarde”, “isso é um sinal de fraqueza”, “ já passei por coisas piores e não me matei”. Não diminua o sofrimento do outro. Para a pessoa com depressão, tudo que ela sente é real, ainda que pareça desproporcional para quem vê de fora.

 4. Incentive uma consulta profissional

Depressão não é algo para resolver sozinho. Incentive a pessoa a buscar  ajuda de um profissional especializado. O mais indicado para auxiliar no tratamento da depressão é o psiquiatra, médico capaz de prescrever o uso de antidepressivos, bem como, conduzir sessões de psicoterapia. Se possível, ofereça-se para acompanhar o indivíduo na consulta.

5. Reduza o risco de suicídio

É comum que pessoas com depressão pensem em tirar a própria vida, pois não encontram sentido e prazer nela. Para impedir esse desfecho trágico, é fundamental tirar do alcance dela os elementos que possam facilitar as tentativas de suicídio. É o caso de facas, canivetes, medicamentos, pesticidas, cordas e armas de fogo.

6. Tenha empatia

Ao lidar com alguém com depressão, se coloque no lugar dessa pessoa, e trate-a como gostaria que te tratassem. O respeito e acolhimento devem prevalecer! Evite o autoritarismo e o dispense o sermão. A depressão é uma doença e sair dela não é só uma questão de força de vontade. Não é um simples capricho, falta de Deus ou falta de vergonha. Depressão é coisa séria e se você realmente deseja ajudar, encare-a como tal. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!


NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta