Esquizofrenia: saiba mais sobre a doença mental

5 de janeiro de 2018 by

A esquizofrenia é um transtorno mental  decorrente de alterações cerebrais que distorcem a percepção da realidade e dificultam a elaboração de pensamentos e a expressão de sentimentos e emoções mais profundas.

Delírios e alucinações estão entre os principais sintomas dessa doença tão complexa. Por ser um distúrbio mental crônico, o tratamento possivelmente se estenderá por toda a vida, mesmo quando o paciente já não apresentar os sintomas de esquizofrenia.

Causas da esquizofrenia

A esquizofrenia está associada a alterações bioquímicas e neuronais do cérebro. No entanto, os cientistas ainda investigam outras possíveis causas dessa doença mental. Estudiosos acreditam que algumas vivências podem desencadear a esquizofrenia em pessoas com predisposição genética. Nessa mesma linha, pesquisas mostram alterações nos neurotransmissores de pessoas esquizofrênicas.

Além da herança genética, há outros fatores de risco, tais como desnutrição do bebê nos primeiros seis meses de gestação, falta de oxigenação para o bebê no momento do parto, exposição a substâncias altamente tóxicas, infecções virais que atacam o cérebro, tabagismo e uso de maconha.

Sintomas da esquizofrenia

Homens, em geral, desenvolvem a esquizofrenia na faixa etária dos 15 aos 20 anos. Entre as mulheres, a doença surge por volta dos 30 anos. É raro, mas crianças também podem ter essa doença.  A esquizofrenia faz parte do grupo de transtornos psicóticos. Episódios de delírios e alucinações estão entre os sintomas que se manifestam nos períodos mais críticos da esquizofrenia.

Ressalte-se também que lesões no cérebro causam outras mudanças de comportamento como apatia, desmotivação e depressão, além de dificuldade para se concentrar, formular raciocínios abstratos e expressar-se por meio da fala e da escrita. Esses distúrbios emocionais e cognitivos são sintomas característicos da fase aguda da esquizofrenia.

A esquizofrenia induz a pessoa a acreditar que alguém quer dominar seus pensamentos, que está sendo perseguida, vigiada e que o corpo está tomado por doenças. A pessoa esquizofrênica se sente culpada por acontecimentos trágicos, entre outras formas de delírios. Um dos sintomas que mais simboliza a esquizofrenia é o fato de a pessoa falar sozinha e responder a vozes que ela acredita serem reais.

Esse transtorno psicótico apresenta outros sintomas:

• Pensamento desorganizado
  • Apatia emocional
  • Inexpressividade facial
  • Falta de habilidade motora
  • Negligência com o corpo
  • Afastamento do círculo social
  • Falta de prazer e desinteresse

Diagnóstico e tratamento da esquizofrenia

O diagnóstico da esquizofrenia é feito pelo médico psiquiatra, com base no relato do próprio paciente e de seus familiares. Ainda não há exames específicos que permitam o diagnóstico de esquizofrenia.

O que o médico psiquiatra pode solicitar são exames de imagem (ressonância magnética e tomografia) para descartar outras doenças que também podem induzir a comportamentos psicóticos, como Alzheimer, Parkinson, encefalite do HIV, esclerose múltipla, entre outras. Assim como a dependência química e alcoólica, que também pode causar surtos de psicose.

O tratamento da esquizofrenia é para a vida toda. Mesmo quando erradicados os sintomas, o paciente terá que continuar o tratamento para evitar a reincidência. A doença é tratada com medicamentos psiquiátricos, psicoterapia, terapia ocupacional e assistência psicossocial. Quando o quadro está muito grave, é necessário internar o paciente esquizofrênico para evitar complicações e riscos à integridade física. No hospital, o paciente receberá a assistência médica necessária até superar o período mais crítico dessa doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.