<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

26 de novembro de 2017 by

Conhecida popularmente por meio da sigla TAG, o transtorno da ansiedade generalizada é um transtorno psiquiátrico caracterizado por uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva constante na vida de um indivíduo, que perdura por um período igual ou superior a seis meses e é acompanhada de outros sintomas, como tensão muscular, inquietação, fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Vale ressaltar que trata-se de um transtorno que pode atingir toda e qualquer pessoa em qualquer faixa etária. O problema possui, no entanto, uma incidência maior na vida adulta entre pessoas do gênero feminino.

Quais são as causas da ansiedade generalizada?

Assim como um grande número de doenças mentais, não existem causas conhecidas que desencadeiam o transtorno da ansiedade geral. Acredita-se, porém, que a TAG esteja relacionada à química dos neurotransmissores no cérebro, a exemplo da serotonina e da noradrenalina.

Além disso, também existe a hipótese de que a doença esteja relacionada a fatores internos (questões genéticas) e externos, tais como nível de estresse e qualidade de vida do indivíduo.

É importante ressaltar, ainda, que doenças concomitantes é que levam a uma preocupação constante com o futuro, e o abuso de substâncias lícitas, como o álcool e a nicotina, e ilícitas, como a cocaína, também podem desencadear o TAG.

Sintomas

Somados aos que foram mencionados no começo do artigo (tensão muscular, inquietação, etc), alterações na rotina de sono, com dificuldade em dormir, falta de ar, aumento da pressão arterial, alterações de hábitos intestinais, dores de cabeça , palpitações também estão entre os sintomas mais comuns e, sobretudo, uma expectativa apreensiva sobre várias questões e situações da vida.

Diagnóstico e tratamento do transtorno

Para a obtenção do diagnóstico, é necessário que haja uma avaliação criteriosa do paciente, que deve considerar não somente os sintomas como também o histórico de vida do mesmo. Com a análise minuciosa, é possível assegurar que o TAG não seja confundido com outros distúrbios, como a síndrome do pânico, por exemplo.

Durante a fase do diagnóstico, o profissional fará perguntas como “qual a quantidade de estresse que encara em seu dia a dia profissional?”, “com que frequência você se sente ansioso?”, “estas preocupações envolvem várias questões e área da sua vida?”, dentre diversos outros questionamentos importantes e estratégicos para a avaliação. Por esse motivo, não se deve estranhar as questões, mas sim encará-las como uma ferramenta de diagnóstico extremamente útil para a detecção do problema.

Após o diagnóstico, o especialista definirá o tratamento adequado, que geralmente inclui a terapia comportamental cognitiva e o uso de remédios de caráter ansiolítico ou antidepressivo. Depois de cessados os sintomas do transtorno da ansiedade generalizada, o tratamento costuma ser mantido durante cerca de seis a doze meses, sendo que o abandono dos medicamentos é feito de forma gradativa e coerente com as necessidades e particularidades de cada paciente.

Por fim, deve-se ter em mente que realizar o tratamento psiquiátrico adequado é fundamental: caso contrário, pode ocorrer uma série de complicações, que incluem problemas digestivos ou intestinais, bruxismo (desgaste dos dentes pelo rangimento), problemas para dormir, abuso de substâncias que podem levar ao vício e mesmo quadros sérios de depressão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta