Depressão: quais são os principais sintomas e tratamento

8 de dezembro de 2018 by

Atualmente, existem diversos transtornos psiquiátricos que atingem grande parte da população mundial. Dentre eles, encontra-se a depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 16% das pessoas ao redor do mundo já sofreram com a doença em algum momento da vida, sendo que no Brasil cerca de 5,8% da população apresenta o quadro. Ainda de acordo com a OMS, trata-se da 4ª maior causa de incapacitação.

A doença ocorre devido a alterações que ocorrem nos processos químicos do cérebro, como a menor produção de serotonina, neurotransmissor diretamente ligado às sensações de bem-estar e prazer.

Mesmo que a doença atinja uma proporção maior de mulheres, qualquer pessoa em qualquer idade pode manifestá-la. Por isso, é necessário conhecer os principais sintomas do problema.

Principais sintomas da depressão

De maneira geral, os principais sintomas da doença incluem:

baixa autoestima;

desinteresse por atividades antes consideradas prazerosas;

• ansiedade;
  • fraqueza;
  • irritação;
  • angústia;
  • insônia ou sono de pouca qualidade;
  • falta de apetite;
  • disfunções sexuais;
  • sensação de impotência diante de atividades rotineiras;
  • comportamentos compulsivos;
  • dificuldade de concentração;
  • pessimismo;
  • pensamentos sobre morte.

A manifestação dos sintomas varia conforme o paciente e conforme o estágio em que a doença se encontra. Além disso, existem alguns fatores de risco, como histórico familiar, traumas, pancadas na cabeça, uso de drogas lícitas e ilícitas, enxaqueca crônica, sedentarismo, excesso de peso, dentre outros.

Vale ressaltar que sentir-se deprimido em alguns momentos é uma experiência que todas as pessoas enfrentam em algum momento da vida. O problema é quando essa sensação se torna persistente. Nesse caso, pode caracterizar uma doença de fato. Assim, é necessário buscar ajuda o quanto antes, uma vez que existem diversas opções de tratamento disponíveis.

Tratamentos disponíveis para a depressão

O tratamento adequado para tratar a doença varia muito conforme o paciente, uma vez que os fatores de risco e as causas influenciam de maneira determinante na manifestação da patologia. Além disso, pessoas que experimentaram um episódio de depressão podem apresentá-la novamente, daí a importância do acompanhamento.

Normalmente, é realizado um tratamento que inclui diversos profissionais da saúde e diferentes métodos de cura. A psiquiatra atua na linha de frente, fazendo o diagnóstico da doença e verificando se é necessário prescrever algum medicamento que vise equilibrar novamente o quadro químico e atua nas questões emocionais desse transtorno como um psicoterapeuta também.

Já o psicólogo realiza a psicoterapia, responsável por investigar os episódios que podem desencadear a doença naquele paciente, trabalhar esses sintomas em conjunto com o indivíduo e reduzir a intensidade desses sinais.

Como a depressão também apresenta danos físicos, como a inflamação do organismo e o enfraquecimento do sistema imunológico, outros profissionais podem fazer parte do tratamento do paciente.

Sabe-se que abordagens integrativas (como acupuntura, yoga, etc) são fundamentais para a mudança da qualidade de vida de quem sofre com a depressão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!