Estimulação magnética transcraniana: o que é e como funciona no tratamento de doenças psiquiátricas

8 de dezembro de 2018 by

A estimulação magnética transcraniana é um procedimento bastante simples e pouco invasivo, que pode ser utilizado no tratamento de várias doenças, inclusive as psiquiátricas.

A técnica existe desde o ano de 1975, mas no Brasil tem aprovação para uso e comprovação de resultados benéficos para os pacientes desde 2006.

Consiste na aplicação de uma corrente eletromagnética em determinada parte do cérebro, com o intuito de estimular ou inibir pequenas partes do cérebro. Para depressão, por exemplo, é usada uma frequência de estímulo, enquanto que, dor crônica, a área e frequência usasdas das ondas eletromagnéticas atua de outra forma.

Como funciona a estimulação magnética transcraniana no tratamento de doenças psiquiátricas?

O uso da estimulação magnética transcraniana no tratamento de depressão, ansiedade, esquizofrenia e outras doenças psiquiátricas é recomendado quando as demais opções para tratar as doenças não vêm obtendo os resultados esperados.

Além disso, o procedimento pode ser feito sem a necessidade de o paciente deixar de usar os medicamentos que já estava tomando anteriormente.

Esse tipo de estimulação funciona da maneira descrita  seguir.

1. Realização de exames

O paciente que tem interesse em fazer esse tratamento ou recebe essa opção do psiquiatra que o atende deverá passar por uma bateria de exames para determinar que parte do cérebro irá receber a corrente eletromagnética e se esta irá atuar como estimulante ou inibidora.

Apenas o local definido do cérebro receberá a estimulação magnética. É durante a realização de exames que o médico irá determinar a quantidade de sessões necessárias inicialmente.

1. Uso de touca de borracha

Uma touca de borracha é colocada na cabeça do paciente que irá passar pelo procedimento. Nela estão marcados o ponto para onde a onda eletromagnética será direcionada, ou seja, o local do cérebro que precisa receber o tratamento.

Essa touca é de uso único, sendo descartada após cada sessão. É determinada, então, a intensidade correta da corrente eletromagnética, pois essa varia de pessoa para pessoa. Para isso, é feito um teste em que o médico mede e marca o limiar motor do paciente.

O procedimento é indolor e, durante a medição do limiar motor, escuta-se um pequeno clique.

1. Liberação de ondas eletromagnéticas

O aparelho utilizado durante o tratamento é colocado próximo à cabeça do paciente, com a frequência já devidamente ajustada. Ocorre a liberação de ondas eletromagnéticas que conseguem atravessar a caixa craniana e atuam no ponto do cérebro que não está em equilíbrio.

Durante o procedimento, é proibido usar ou estar portando qualquer aparelho eletrônico ou metais, como relógios, celulares, anéis, brincos e colares.

Benefícios do tratamento

Para pessoas que sofrem com problemas psiquiátricos, o uso da estimulação magnética transcraniana traz uma série de benefícios, como:

• ausência quase completa de efeitos colaterais;
  • resposta mais rápida ao tratamento (principalmente quando os remédios são utilizados em conjunto);
  • procedimento não invasivo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!