Como prevenir transtornos mentais?

21 de janeiro de 2018 by 2

Os transtornos mentais são doenças que podem ser ignoradas por anos, podendo chegar a um estágio complexo e de difícil tratamento. Isso acontece porque os sintomas se misturam com a rotina e a correria da vida contemporânea e das inúmeras responsabilidades que um adulto carrega durante sua vida.
Para evitar que os transtornos mentais se tornem caso de tratamento intensivo ou de medicação, separamos algumas dicas para evitar esse tipo de situação.

1. Faça checapes que incluem exames neurológicos e avaliação psicológica regularmente. É natural fazer alguns exames durante o ano e aqueles de rotina anualmente, mas nem todo mundo tem o costume de fazer exames neurológicos – isso pode ser um erro. Ao examinar seu cérebro, você estará prevenindo-se de possíveis transtornos.
  2. Conheça seu histórico genético para se prevenir. Doenças mentais podem ser genéticas, por isso se você tem familiares que tenham tido algum tipo de transtorno, faça o acompanhamento adequado, para prevenir possíveis doenças futuras.
  3. Muitos fatores que levem ao estresse fazem mal ao seu cérebro. A doença do século é o estresse. Por ser relativamente nova, nem sempre é levada a sério ou tratada devidamente. Níveis excessivos de estresse podem ocasionar diversos outros tipos de doenças, inclusive distúrbios mentais. Como grande vilão de nossas vidas, o estresse pode ser evitado com a prática de exercícios físicos, meditação, momentos de relaxamento e pausas em atividades de intensas responsabilidades e irritabilidades.
  4. Agressões tanto físicas quanto psicológicas podem causar transtornos mentais. A agressão, além de machucar interna ou externamente, deixa marcas mais profundas. O trauma de sofrer uma agressão pode não ser superado e os resquícios desse sentimento podem virar transtornos mais severos. Busque ajuda psicológica profissional caso tenha sofrido qualquer tipo de agressão; a dor que sente no momento pode chegar a níveis bem mais complicados para tratamento.

Além de tudo o que citamos acima existem fatores da vida que podem gerar transtornos, afinal cada pessoa é única.  Isso faz com que cada indivíduo encare de forma diferente os desafios de cada dia.Assim, devemos ficar atentos, a nós mesmos e a pessoas que nos rodeiam quando passamos por muito sofrimento, perdas importantes, desequilíbrio emocional,frustrações,quebras de expectativas ou desilusões (amorosas, profissionais, familiares).

Devemos lembrar que os transtornos mentais são tratáveis, mas cada paciente responde de uma forma. Esse tipo de medicina trata de cada pessoa individualmente. Por isso prevenir é sempre importante. Ao menor sinal de transtornos mentais procure um profissional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.

2 comments

• Juliana Rosa Honório Maziero

23 de janeiro de 2018 at 10:49

Falar sobre prevenção é de suma importância, além de ser um comportamento ético do profissional se torna, no meu ponto de vista, um compromisso social com a população. Parabéns pelos textos e pelo seu trabalho.

• Dra. Aline Rangel

26 de fevereiro de 2018 at 10:06

Obrigada, Juliana!
      Fico lisongeada de ouvir isso de uma colega que também é comprometida em cuidar da saúde psíquica de quem lhe procura.
      Um abraço!

Aline Rangel