Alotriofagia: sintomas, causas e tratamentos

15 de outubro de 2019 by
A grande maioria das pessoas nunca ouviu falar em alotriofagia. Entretanto, você provavelmente já soube de alguma mulher grávida que quis comer algo fora do comum, como barro, gelo ou algodão, por exemplo. A alotriofagia, ou pica, é um transtorno em que há a ingestão de substâncias sem valor nutricional, normalmente fora de qualquer cultura alimentar. É um problema mais incidente em crianças de um a seis anos, mulheres grávidas e indivíduos com carências nutricionais.

Por que comer substâncias sem valor nutritivo?

A alotriofagia pode ter diversas causas. Pessoas com deficiência de zinco e ferro, por exemplo, podem desenvolver o transtorno. Esse é o caso das mulheres grávidas, que, por vezes, têm anemia em alguma fase da gestação. O problema também pode acometer indivíduos com algum tipo de transtorno mental. Como depressão, esquizofrenia ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC). O único sintoma desse distúrbio alimentar é a ingestão de substâncias estranhas à alimentação normal. Entre os itens que os portadores da doença costumam consumir, estão: terra, cabelo, gelo, sabão, fezes de animais, alimento sem preparo, barro e tinta. A pessoa com alotriofagia repete o comportamento de ingerir essas substâncias por um período longo de tempo. Não é, portanto, apenas um acontecimento pontual. Entre as consequências do transtorno está o risco de intoxicação e infecção no aparelho digestivo.

Diagnóstico da alotriofagia

Na busca por um diagnóstico, o médico precisa, primeiramente, eliminar a possibilidade de a prática alimentar atípica não ser sintoma de doenças mentais. Nesses casos, o indivíduo não tem capacidade de discernir o que é que se pode ou não comer. Diante de um quadro que se caracterize a alotriofagia, deve-se verificar se a ingestão da substância causou algum dano ao organismo. Isso é possível através da realização de exames de imagem e de sangue. Logo após, também é necessário investigar o ambiente em que a pessoa vive, suas relações familiares e outras possíveis causas para o aparecimento do transtorno. É aconselhado que um familiar ou pessoa próxima acompanhe o indivíduo na primeira consulta.

Tratamento

O tratamento será indicado de acordo com o que o médico do caso verificou como causa. Entre os procedimentos terapêuticos utilizados, estão a prescrição de suplementos vitamínicos, bem como psicoterapia. Em casos onde forem verificados problemas gástricos, infecção e intoxicação, também serão prescritos medicamentos específicos para o tratamento de cada uma desses problemas. Não há, entretanto, um medicamento específico que trate a Pica. As crianças precisam ter um acompanhamento especial. Assim, quanto antes o distúrbio for observado, menores serão os ricos e os danos que a ingestão de alimentos impróprios pode trazer. Os médicos e profissionais envolvidos no tratamento desse tipo de problema são os psiquiatras, os psicólogos, os clínicos gerais e os nutrólogos. Se você perceber alguma criança ou adulto próximo que apresente o sintoma da alotriofagia, não deixe de encorajá-lo a procurar por um médico de confiança. Dessa maneira, quanto antes o tratamento for iniciado, menores as chances de prejuízos para o organismo da pessoa. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!