<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

8 dicas para lidar com uma crise de ansiedade

8 dicas para lidar com uma crise de ansiedade

30 de janeiro de 2021 by

A ansiedade é um recurso natural de autodefesa do corpo. Porém, quando ela passa a ser constante e presente nas mais diversas situações, evolui para um transtorno mental , capaz de trazer problemas e desconfortos para a vida.

Nas situações de crise, em que aparecem sintomas psicológicos, como medo, agonia e estresse, e também físicos, como respiração ofegante e palpitação, algumas técnicas podem ajudar a lidar com o desconforto extremo. Algumas delas são:

1 – Reconhecer a ansiedade

Reconhecer o medo e analisá-lo é o primeiro passo para encarar a crise. Ao fazer isso, é possível entender a origem do medo, definir se a sensação de perigo é real, e então, relaxar um pouco.

2 – Praticar a respiração profunda

Respirar profundamente pode ajudar a reduzir o estresse e a fornecer oxigênio ao cérebro para aumentar o foco. É aconselhado respirar profundamente, no mínimo, oito vezes por minuto, até ser possível notar o relaxamento muscular e a clareza de pensamentos.

3 – Praticar o relaxamento muscular progressivo

Este é o processo de desacelerar por meio do corpo e relaxar cada grupo muscular. Isso tem duas finalidades: forçar a concentração em algo que não seja o medo e, simultaneamente, relaxar os músculos.

O exercício consiste em enrijecer os músculos do corpo, começando pelo rosto e indo até o pé, por dez segundos e, em seguida, liberar a pressão, até sentir que todas as partes estão relaxadas.

4 – Tentar substituir pensamentos

Este é o processo em que se impede a criação de pensamentos produtores de ansiedade e os substituem por reflexões que tragam felicidade ou paz. Por exemplo, trocar a sensação de medo de viajar de avião, pela felicidade de chegar ao local desejado.

5 – Usar a imaginação guiada

Na mesma ideia de criar pensamentos, guiá-los para um local de paz e tranquilidade contribui para amenizar o problema. Ao adicionar elementos a essa cena, a mente fica focada no campo da imaginação, e os pensamentos são distraídos.

6 – Não ficar parado

Ficar deitado ou parado, deixando a sensação desagradável tomar conta dos sentidos, não é a forma mais aconselhável para lidar com a crise. Por isso, é importante distrair a mente e o corpo com uma uma tarefa, seja ela limpar, desenhar, ligar para um amigo, enfim, qualquer atividade para se mantê-los ocupados.

7 – Fazer exercícios

Da mesmo forma, fazer com que o corpo se mexa libera endorfinas que são responsáveis pelo aumento da sensação de paz e de felicidade. Exercício leve, como a caminhada, ajuda a relaxar mais que esportes agressivos ou treinos de resistência.

8 – Procurar um amigo

Ao sentir a chegada da crise de ansiedade, ligar para um amigo ou membro da família pode ajudar a distrair a mente. Caso ela seja recorrente, também é possível ensiná-los a como agir nesse momento, para ajudar quando preciso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta