Entenda o que é o transtorno de ansiedade

19 de outubro de 2017 by 2

A cada dia mais pessoas procuram tratamentos estéticos, buscam manter o corpo em forma para uma vida mais saudável e visitam médicos regularmente para manter a saúde em dia. Nunca a sociedade cultuou e cuidou tanto do corpo – todo dia um procedimento estético, um treino ou um novo medicamento surgem para atender essa demanda. Os estudos não param, e ganham páginas de revistas, sites e blogs.

Porém, acabamos descuidando quando o assunto envolve nossa saúde mental. Muitas vezes, por não entendermos do assunto, pensamos que problemas como ansiedade, tristeza ou desânimo são passageiros. Que logo vão passar e que não é necessário buscar ajuda. Enquanto nos preocupamos muito com o corpo, que nunca esteve tão exposto e em evidência, tratamos doenças sérias, como o Transtorno de Ansiedade, como uma fragilidade do indivíduo.

Foi apenas recentemente que os transtornos de ordem psicológica começaram a ganhar maior espaço no debate. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 33% da população mundial sofre de algum transtorno psiquiátrico, entre eles o de ansiedade. Atualmente estes transtornos são alguns dos maiores responsáveis pelo afastamento de trabalhadores dos seus postos de trabalho.

Mas afinal, o que é o Transtorno de Ansiedade?

A resposta não é simples, assim como a identificação do problema e sua origem. Para entender um pouco é necessário explicar que a ansiedade é uma reação normal a algo que causa expectativa ou medo. É aquela sensação que aparece antes de uma reunião importante ou de uma viagem, e que normalmente não sai da sua cabeça, mas também não atrapalha suas atividades diárias.

O Transtorno de Ansiedade é uma extensão disso. Funciona como um gatilho para que todas as preocupações acabem tomando conta das ações da pessoa, atrapalhando no trabalho, nos relacionamentos e em outros aspectos da vida.

Diferente da ansiedade comum, que é uma reação normal aos estímulos externos, o transtorno segue por um longo período e inicia ao sinal de qualquer mudança. Quem sofre deste transtorno possui uma grande preocupação com o futuro, pensando em questões que vão acontecer ou imaginando cenários que podem ser apenas frutos de suas preocupações, causando grandes desgastes psíquicos.

Sintomas e causas

Os principais sintomas que acompanham o Transtorno de Ansiedade são: dificuldade para dormir, fadiga corporal e psíquica, preocupação excessiva, dificuldade ou falta de concentração, mudanças repentinas de humor, tensão muscular, falta de ar, medo, excesso de transpiração e refluxo gastrointestinal.

O surgimento dos sintomas citados deve sempre ser avaliado e diagnosticado por um profissional especializado na área. O Psiquiatra, através do seu diagnóstico, é capaz de indicar tratamentos adequados, envolvendo ou não o uso de remédios. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto os cuidados com a saúde do corpo. É importante estar atento aos sintomas e buscar os profissionais para o atendimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.

2 comments

• Luiz Trosi

3 de novembro de 2017 at 05:21

Dra. Faço tratamento a bastante tempo, será que nunca vai terminar.
    Estou achando essa sua iniciativa muito interessante.
    Obrigada.

• Aline