O que é o transtorno de ansiedade social e como é o tratamento?

15 de junho de 2019 by

O transtorno de ansiedade social, ou fobia social, é um distúrbio caracterizado pelo desconforto e medo incontrolável de uma ou várias ocasiões sociais. A pessoa pode apresentar dificuldades em apresentar um trabalho em público ou comer na frente de outras pessoas, por exemplo, por medo de ser julgada ou de que as pessoas notem suas fraquezas.

A doença é considerada frequente na população brasileira, sendo o terceiro transtorno mental mais recorrente e o primeiro transtorno de ansiedade mais comum.

Esse desconforto provoca uma ansiedade incontrolável e pode interferir no desempenho profissional ou pessoal do paciente, o que pode acarretar em outros problemas psicológicos, como depressão grave ou agorafobia, medo de permanecer em locais abertos, fechados ou ficar em meio a multidões.

As causas dessa ansiedade social podem estar relacionadas a diversos fatores, mas, sabe-se que ao contrário de outras condições de saúde, a fobia social está mais ligada a causas externas do que genéticas. Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são:

• Histórico social: pacientes com histórico de doenças de ansiedade na família tendem a ser mais propensos ao desenvolvimento do distúrbio;
  • Experiências negativas: crianças e adolescentes que sofrem com bullying, rejeição ou qualquer tipo de humilhação tendem a desenvolver distúrbios de ansiedade social;
  • Acontecimentos traumáticos, conflitos familiares ou abusos também podem desencadear a doença;
  • Timidez: crianças e adolescentes mais tímidas e retraídas são mais propensas a desenvolver o transtorno, uma vez que possuem mais dificuldade de enfrentar novas situações;
  • Apresentações e novas amizades: conhecer novas pessoas e fazer um discurso em público também podem desencadear o transtorno em algumas pessoas;
  • Aparência: pessoas com deformidade facial ou em outras partes do corpo, gagueira e outras doenças visíveis também tendem a desenvolver a ansiedade social.

Os principais sintomas dos pacientes com fobia social são:

• batimento cardíaco acelerado;
  • dor no estômago ou náuseas;
  • tontura ou vertigem; confusão;
  • diarreia;
  • tensão muscular;
  • transpiração excessiva;
  • sensação que a garganta está travada ou dificuldade em engolir;
  • esquecer o que ia falar momentaneamente;
  • vontade exagerada de ir ao banheiro.

Pessoas com fobia social também tendem a ser muito pessimistas, esperando sempre o pior – principalmente de situações sociais.

Diagnóstico e tratamento da fobia social

Não existe um exame que possa detectar o transtorno de ansiedade social. O diagnóstico é feito com base na conversa com o paciente e familiares. Normalmente, um diagnóstico completo só é feito depois de seis meses de apresentação dos sintomas.

O tratamento é feito com a ajuda de medicamentos e terapia. Além de ajudar o paciente a descobrir os gatilhos que levam às crises de ansiedade, o tratamento ajuda a ultrapassar as barreiras de modo que a pessoa não se sinta tão preocupada com a possível opinião de outras pessoas.

A terapia também é importante para ajudar a afastar os pensamentos negativos que normalmente surgem na ansiedade social, fazendo com que a pessoa enxergue as coisas sem muitas preocupações, melhorando a qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!