<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Como a atividade física ajuda a prevenir a ansiedade?

Como a atividade física ajuda a prevenir a ansiedade?

15 de dezembro de 2019 by
A ansiedade é um estado emocional comum do ser humano. Quando em níveis normais, ela é até importante para a sobrevivência, funcionando como mecanismo de defesa em situações do presente ou antecipando acontecimentos futuros. Sendo assim, pode-se considerar esse estado emocional como uma reação natural do corpo ao medo. O problema acontece quando essa reação é exagerada ou desproporcional ao fator gerador do estresse, causando sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos perturbadores por longos períodos. A intensidade e a frequência dos sintomas indicam quando a ansiedade se torna uma patologia e precisa ser tratada. A ansiedade se manifesta de diferentes formas, como:
  • Ansiedade generalizada — os sintomas de ansiedade podem aparecer em qualquer situação;
  • Ansiedade associada ao medo — é um temor exagerado quando a pessoa está diante de um determinado estímulo, como viajar de avião, alguns animais, altura etc;
  • Ataques de pânico — acontecem quando a pessoa sofre com crises recorrentes de medo intenso, muitas vezes sem explicação lógica;
  • Ansiedade social — ocorre quando há estímulo externo ou exposição a situações sociais, como entrevistas de emprego, falar com desconhecidos, frequentar ambientes cheios, etc.

Causas da ansiedade

Não é possível determinar a origem do problema. Cada pessoa vai desenvolver seus gatilhos de acordo com suas vivências. E, além delas, fatores emocionais adquiridos por meio das experiências vividas, fatores genéticos e até o histórico familiar podem estar envolvidos na causa da ansiedade. Dessa forma, é impossível estabelecer exatamente o que pode ou não dar origem ao desenvolvimento do distúrbio. O paciente precisa ser analisado individualmente para que a causa do seu problema possa ser identificada e tratada.

É possível prevenir?

Uma vez que as causas não são bem estabelecidas, esse distúrbio psicológico pode acometer qualquer pessoa, em diferentes fases da vida, desde crianças até idosos. Portanto, prevenir o aparecimento desse problema inclui hábitos que promovam a boa saúde mental, como exercícios físicos regulares, evitar o estresse e ingerir alimentos que aumentem os níveis de serotonina.

Como a atividade física pode prevenir a ansiedade?

A prática de atividade física ajuda na prevenção de diversas doenças e, dentre elas, os transtornos de ansiedade. Uma boa dica é priorizar os exercícios não competitivos, agradáveis e realizá-los de maneira regular e com orientação de um profissional. O que ocorre é que, durante a atividade física, o corpo é submetido a um esforço que provoca alterações em diversos sistemas do organismo. Para começar, os esportes beneficiam o sistema circulatório, melhorando a oxigenação do cérebro. Além disso, o exercício estimula a produção de neurotransmissores relacionados à ansiedade. Esses hormônios secretados durante o esporte são responsáveis pela sensação de bem-estar e reduzem o estresse. O aumento da endorfina no organismo atenua dores físicas e a elevação da serotonina melhora a qualidade do sono e o apetite. Outro benefício da prática de atividades físicas para prevenir a ansiedade é que isso ajuda a pessoa se conectar com o presente, deixando de lado as preocupações com trabalho, família e etc. Isso possibilita um tempo de distração para se acalmar e focar em algo prazeroso. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!


NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta