<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Psicoterapia: saiba mais sobre o tratamento

Psicoterapia: saiba mais sobre o tratamento

26 de novembro de 2017 by 1

A psicoterapia é um atendimento personalizado realizado por um psiquiatra ou psicólogo, devidamente especializado e capacitado, que visa ajudar determinada pessoa a tratar questões de cunho individual em três principais áreas:

  • Dificuldades emocionais: como exemplo podemos citar traumas, luto, escolhas que devemos fazer na nossa vida e conflitos emocionas, em momentos difíceis ou até mesmo em situações de muito êxito que vivenciamos;
  • Dificuldades cognitivas: aqui entram os transtornos mentais, como ansiedade, depressão, visão exageradamente pessimista , preocupações excessivas, pensamentos suicidas, sensação de estar constantemente sendo perseguido,sentir-se inadequado  às situações, etc.;
  • Dificuldades comportamentais: timidez, fobias, dificuldades de falar em público e abuso de substâncias são exemplos de comportamentos que se enquadram nesta categoria.

É necessário frisar que, assim como qualquer outra ciência, existe uma diversidade de linhas teóricas dentro da psicologia, e o terapeuta escolhe aquela que mais adequada ao seu trabalho profissional ou à sua afiliação teórica. A seguir, conheceremos mais sobre essas possíveis linhas.

Terapia humanista

Aqui, a principal premissa é que a aceitação do profissional vai auxiliar muito o processo de autoaceitação do paciente: é somente depois que o indivíduo se aceita que ele pode verdadeiramente mudar e resolver suas questões, uma vez que a autocrítica, apesar de necessária, afeta de forma significativa a saúde mental.

Terapia mindfulness

Derivada de técnicas de meditação budistas, consiste em utilizar tais técnicas para atingir determinados objetivos, todos cientificamente comprovados, como redução de estresse, da dor e da ansiedade. Esse processo terapêutico também pode ser um coadjuvante e aliado no tratamento da depressão.

Psicoterapia corporal

Nessa modalidade de psicoterapia, a principal premissa é que somente conversar sobre os problemas não é suficiente. Assim, existem outras técnicas utilizadas durante as seções relacionadas a modificações no corpo, incluindo mudanças no equilíbrio, controle da respiração, posturas corporais inusuais e relaxamento.

Psicanálise

Bastante conhecida, a abordagem psicanalítica demanda que o paciente fale tudo o que vier à mente, mesmo que não faça sentido ou pareça ingênuo – a partir daí, o especialista realiza associações fundamentadas. O papel do terapeuta é ajudar o paciente a se abrir, interpretando tudo o que foi dito, fazendo com que o processo de análise culmine no autoconhecimento e uma repetição mais consciente de padrões de pensamentos e comportamentos.

Análise junguiana

Também famoso e baseado no inconsciente, para a análise e compreensão do ser humano, são utilizadas técnicas que exploram o universo simbólico, enfatizando o trabalho com os sonhos e as técnicas expressivas. Estabelece-se assim um diálogo entre o consciente e o inconsciente, possibilitando a transformação e a ampliação do olhar em relação a si mesmo e ao mundo.

Terapia comportamental

Aqui, o principal objetivo é a alteração de comportamentos, entendido não só como ações, mas também como emoções, falas e pensamentos. Vale frisar que trata-se de um método diretivo, pois o profissional sinaliza o que pode ser feito para que a modificação de comportamentos ocorra.

Terapia cognitivo-comportamental

Aqui, a principal premissa é que a forma de interpretar o mundo é aquilo que nos faz adoecer. Assim, se temos uma visão do mundo pautada na ansiedade, os sintomas da mesma serão manifestos na nossa vida. Dessa forma, o objetivo é fazer com que o indivíduo tenha outra cognição, ou seja, que passe a ter uma visão de mundo diferente. Trata-se também de um método diretivo.

Psicoterapia para uma vida melhor

Independente do método escolhido, a psicoterapia é fundamental para que todos nós possamos levar uma vida melhor. Isso porque ela propicia o autoconhecimento, e com ele podemos crescer e amadurecer, criando maior intimidade com nosso eu, derrubando barreiras emocionais e, finalmente, reconhecendo nossos potenciais e limitações.

Toda essa abordagem, enfim, faz com que saibamos lidar com nossas frustrações, tornando a vida e nós mesmos mais leves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!


One comment

  • Juliana Rosa Honório Maziero

    27 de novembro de 2017 at 19:12

    Olá Dra. Aline

    Adoro seus textos. Sabemos a importância que um bom trabalho multiprofissional pode proporcionar ao paciente, por isso acho super válido informá-los com textos tão coerentes como os seus. Vou indicar para os meus pacientes.
    Abraços

Comments are closed.




NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta