Quais os transtornos psiquiátricos mais comuns na adolescência?

19 de outubro de 2017 by

A adolescência é um período difícil para todos; repleto de descobertas, mudanças e medos. Naturalmente, é comum que adolescentes se sintam um pouco perdidos, ou que tenham comportamentos próprios dessa idade. Entretanto, é importante ficar atento para quando as atitudes do jovem indicam um problema maior. Nesses casos, pode ser necessária uma visita a um profissional especializado em adolescentes.

O profissional é o único capaz de realizar um diagnóstico, visto que muitas condutas podem ser confundidas com uma doença, mas são apenas momentos de experimentação. O adolescente normal é impulsivo, confuso e, muitas vezes, rebelde. Ainda assim, se há dúvidas sobre seu estado mental, é bom ficar atento.

Confira quais são os transtornos psiquiátricos mais comuns nessa fase e analise os sintomas:

Depressão

Cada vez mais frequente em todas as idades, a depressão acomete milhares de adolescentes no mundo todo. Ela está dentro do “guarda-chuva” dos transtornos de humor. Hoje em dia, já tem sido muito mais amplamente discutida, felizmente, e essa discussão pode uma grande coibição de comportamentos suicidas.

As condições sociais que o adolescente enfrenta (como pressão em todos os âmbitos da vida) e suas próprias condições pessoais colaboram para o surgimento da depressão. Ela costuma se manifestar através de longos períodos de humores tristes e/ou irritadiços, alterações no sono, perda de prazer e interesse nas atividades e abuso de drogas (lícitas ou não). O tratamento é feito com antidepressivos e/ou psicoterapia.

Ansiedade

Há uma série de possíveis transtornos de ansiedade. Adolescentes são muito propensos ao transtorno de ansiedade generalizada e à síndrome do pânico, por exemplo. No primeiro caso, os sintomas incluem preocupação e medo constantes (muitas vezes irracionais), dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga extrema e, recorrentemente, associação com sintomas de outras doenças, principalmente as depressivas.

Já a síndrome do pânico é caracterizada por pavor frequente, com episódios de ataques que incluem palpitações, tremores, tonturas, desequilíbrio e taquicardia, entre outros. Transtornos de ansiedade podem ser tratados de diversas maneiras, incluindo a psicoterapia e o uso de medicamentos ansiolíticos, mas é apenas o psiquiatra quem pode determinar o melhor tratamento a ser escolhido.

Transtornos alimentares

Anorexia e bulimia são os transtornos alimentares mais comuns, mas há ainda outros, como a compulsão alimentar. Eles são evidenciados pela relação de culpa da pessoa com a comida e por problemas em relação à própria imagem. O indivíduo com este problema tem atitudes exageradas por medo de engordar, prejudica a própria saúde e muitas vezes só percebe o nível do distúrbio após intervenção familiar. O tratamento pode envolver psicoterapia, acompanhamento nutricional e o uso de medicamentos antidepressivos.

Bipolaridade, esquizofrenia e outros transtornos de humor, de conduta e psicóticos também podem se manifestar nessa fase da vida. Caso a pessoa tenha uma predisposição genética, ou viva em situações que favorecem o surgimento dessas doenças, a adolescência é o momento mais provável de surgimento dos sintomas. Procure um psiquiatra de adolescentes para o diagnóstico e tratamento apropriados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo.