Transtornos de humor: sintomas, causas e tratamentos

Transtorno do humor é uma condição patológica que apresenta alterações no temperamento e comportamento, na energia, na forma de sentir, de pensar e reagir. Também chamado de perturbação do humor, esse tipo de transtorno compromete não apenas o humor, como também a afetividade e relações sociais.

Tal problema pode impactar diferentes áreas da vida, incluindo a familiar, profissional, estudantil, social e amorosa, uma vez que o transtorno de humor pode se manifestar em episódios isolados ou recorrentes. Consequentemente, o indivíduo é assolado por sérios prejuízos.

Há diferentes tipos de transtorno do humor, entre eles, a depressão, bipolaridade, ciclotimia e distimia. Quer conhecer os transtornos do humor mais a fundo? Leia o artigo e fique por dentro do assunto!

Tipos de transtorno do humor

Como foi mencionado anteriormente, não há somente um tipo de perturbação do humor. Confira a seguir os principais transtornos existentes:

  • Depressão – Transtorno do humor que gera um estado de angústia, melancolia, ansiedade, desânimo, queda de energia, fadiga e falta de motivação. Não deve ser confundida com os episódios pontuais de tristeza diante dos problemas da vida.
  • Bipolaridade: A bipolaridade, ou transtorno afetivo bipolar, é uma condição caracterizada pela alternância, muitas vezes súbita, de humor e comportamento. A pessoa bipolar oscila momentos de depressão e euforia.

 

  • Ciclotimia – Ciclotimia é uma condição que integra o espectro bipolar, sendo considerada uma forma mais leve de bipolaridade. Chamada também de transtorno afetivo de personalidade ou personalidade ciclotímica, essa perturbação do humor mescla períodos de euforia, excitação e hiperatividade com outros de tristeza, desânimo e inatividade.

 

  • Distimia – A distimia, ou transtorno depressivo persistente, é um tipo de depressão. Ela tem a intensidade moderada e duração mais longa que a depressão. Pessoas com distimia são vistas como indivíduos constantemente mal humorados, o que produz impactos negativos para o convívio social.

Sintomas do transtorno do humor

Os sinais individuais de cada transtorno do humor já foram mencionados, porém, há sintomas gerais e comuns que se repetem em todos esses tipos de perturbação. São eles: alteração na energia, reações desproporcionais diante de fatos estressantes, mudança de estado de espírito sem razão aparente, perda de interesse em atividades que antes eram tidas como prazerosas, dificuldade para manter relacionamentos interpessoais saudáveis, perda ou aumento do apetite, distúrbios do sono, sentimentos negativos, agitação ou retardo psicomotor, além de prejuízos no desempenho profissional.

Causas do problema

Os transtornos do humor apresentam causas multifatoriais. Eles podem ter origens genéticas, psicossociais ou os dois. Perturbações do humor podem acontecer devido alterações bioquímicas no cérebro, como o déficit no metabolismo da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e equilíbrio do humor.Eventos negativos, como a morte de alguém querido, o desemprego repentino, mudanças físicas, episódios de doença e términos de relacionamentos também podem provocar o aparecimento de transtornos do humor.

Tratamentos para as perturbações do humor

O tratamento para o transtorno do humor pode ser psicoterápico, farmacológico ou ambos, a fim de aumentar a efetividade. O tratamento farmacológico é realizado através de medicamentos antidepressivos, enquanto a psicoterapia traz abordagens que visam melhorar a qualidade de vida do paciente e ajudá-lo a desenvolver diversos recursos internos para lidar com as disfunções.

Quer saber mais sobre transtornos do humor? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp